Mato Grosso - "Cuiabá Esporte Clube, time do meu coração / Nasceste, predestinado para ser um grande campeão...". O Cuiabá, até a última quinta-feira, não era conhecido por muitos torcedores brasileiros. Mas a surpreendente virada sobre o Remo e a conquista inédita da Copa Verde colocaram o Dourado no centro do futebol nacional. Tanto é verdade que, nesta segunda-feira, poucos estranharam o tricampeonato mato-grossense do Cuiabá. O time do técnico Fernando Marchiori empatou com o CEOV, por 1 a 1, na Arena Pantanal, e deu mais uma volta olímpica no Estadual do Mato Grosso. No jogo de ida, o Cuiabá havia vencido, por 1 a 0.
Esta é a sexta conquista do jovem clube de apenas 13 anos. O Cuiabá iguala o Dom Bosco e se torna o terceiro maior campeão mato-grossense. O clube da capital só perde para Mixto (24) e CEOV (14). Sem falar que o Cuiabá volta a dar um genuíno tricampeonato ao Estadual Mato-grossense, fato que não ocorria desde a década de 80.Naquela oportunidade, o CEOV foi tricampeão em 1985, 1986 e 1987. Além de Cuiabá e CEOV, apenas Mixto e Atlético ostentam o tricampeonato estadual. O Cuiabá já havia chegado perto da façanha, mas acabou ficando com apenas o bicampeonato em 2003 e 2004.
A campanha do tri contou com 12 vitórias (cinco em casa e sete fora), quatro empates (três como mandante e um como visitante) e duas derrotas (uma diante da torcida e outra fora), além de 27 gols a favor (melhor ataque) e nove contra. Com o título, o Cuiabá ainda garantiu vagas na Copa do Brasil e Copa Verde de 2016.A edição 2015 do Campeonato Mato-grossense foi encerrada com 64 jogos. Foram 28 vitórias dos mandantes, 21 triunfos dos visitantes e 15 empates. Aconteceram 153 gols, sendo 86 dos donos da casa e 67 dos visitantes. Média de 2,39 tentos por partida.
O Cuiabá se junta a outros 18 campeões estaduais: campeões estaduais: CRB-AL, América de Natal-RN, Santos-SP, Vasco-RJ, Goiás-GO, Internacional-RS, Bahia-BA, Fortaleza-CE, Operário-PR, Gama-DF, Atlético Mineiro-MG, Imperatriz-MA, Remo-PA, Joinville-SC, Santa Cruz-PE, Comercial-MS, Confiança-SE e Náutico-RR.