São Paulo - Treze clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro foram campeões estaduais em 2015. O maior número de vencedores está na elite nacional. Ao todo, seis clubes do Brasileirão deram a volta olímpica pelos Estaduais. A Série C, com quatro campeões, supera a Série B em um título.
Entre os vencedores da Série A, o Internacional abocanhou o pentacampeonato gaúcho em cima do eterno rival Grêmio. O Santos também foi campeão diante de um rival da Série A. O Peixe bateu o Palmeiras na decisão. O Joinville, que passou pelo Figueirense, encerrou jejum de 14 anos sem dar a volta olímpica no Catarinense.O Vasco também acabou com a seca. Após 12 anos, o Gigante da Colina soltou o grito entalado na garganta ao derrubar o Botafogo. A Série A ainda teve Atlético Mineiro e Goiás campeões estaduais. O Galo superou a surpreendente Caldense, enquanto o Esmeraldino passou pela Aparecidense.
Protagonista!
A Série C também assumiu protagonismo nos primeiros meses do ano. O Cuiabá, por exemplo, foi tricampeão mato-grossense. O título do Dourado, conquistado na última segunda-feira, aconteceu apenas quatro dias após a inédita volta olímpica na Copa Verde. Já o Confiança obteve o bicampeonato sergipano. Enquanto isso, América de Natal e Fortaleza derrubaram rivais da Série B. O Mecão superou o ABC, enquanto o Fortaleza evitou o pentacampeonato do Ceará.
Na Série B, apenas três vencedores. O Bahia precisou fazer 6 a 0 no Vitória da Conquista para evitar a zebra no Baianão. O CRB, por sua vez, deu o troco no Coruripe e voltou a festejar no Estadual Alagoano. Ainda no Nordeste, o Santa Cruz garantiu o título pernambucano ao passar pelo Salgueiro.
Confira os clubes das Séries A, B e C do Brasileirão que foram campeões estaduais:Série A
Atlético Mineiro-MG
Goiás-GO
Internacional-RS
Joinville-SC
Santos-SP
Vasco-RJ
Série B
Bahia-BA
CRB-AL
Santa Cruz-PE
Série C
América de Natal-RN
Confiança-SE
Cuiabá-MT
Fortaleza-CE