São Paulo - O Barcelona, ao superar o Bayern de Munique, chegou pela oitava vez à final da UEFA Champions League. Com ataque de colocar medo em qualquer adversário no mundo, o clube espanhol surge como favorito ao título do maior torneio da Europa. Nesta quinta-feira, o Sr. Goool desvendará os segredos do Barça, assim como curiosidades e estatísticas ao longo de toda UCL.
O clube catalão tem dados interessantes. O aproveitamento geral do Barcelona na UEFA Champions League é de 83,3%. Fora de casa, o desempenho cai para 66,7%, mas diante da torcida chega a inacreditáveis 100%. O Barcelona atropelou todos os rivais que pisaram no Camp Nou. E olha que a maratona em casa começou com um apertado 1 a 0 em cima do APOEL ainda na fase de grupos. Ajax e PSG, também na Primeira Fase, apanharam de 3 a 1.Nas oitavas de final, o Manchester City caiu pelo placar mínimo (1 a 0). O PSG, agora, pelas quartas de final, foi derrotado, por 2 a 0. Já a última vítima de Messi, Suárez e Neymar foi o Bayern de Munique (3 a 2). O Barça fez gol em todos os jogos do torneio. Mas mesmo com tanto poder de fogo, o Barcelona - pasmem! - tem mais gols fora de casa do que diante da torcida.
A campanha geral do clube espanhol acumula 28 tentos a favor e dez contra. São 13 tentos em casa e 15 fora. Já os números de gols tomados apresentam dois tentos como mandante e oito como visitante. Em relação aos jogos, foram dez vitórias (seis como mandante e quatro como visitante) e duas derrotas fora dos domínios catalães.
Na final!
O Barcelona foi campeão da UEFA Champions League nas últimas três oportunidades em que esteve na final. O clube espanhol superou os ingleses Arsenal, em 2005/2006, e Manchester United, em 2008/2009 e 2010/2011. A outra conquista catalã é da temporada de 1991/1992, quando o Barcelona bateu a Sampdoria, da Itália.
Campeões!
O maior vencedor da UEFA Champions League é o Real Madrid com dez conquistas. O Milan aparece com sete, contra cinco do Liverpool e do Bayern de Munique. Barcelona e Ajax somam quatro títulos cada, um a mais do que Internazionale e Manchester United. Com duas conquistas há Porto, Juventus, Nottingham Forest e Benfica. Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucuresti, Hamburgo, Aston Villa, Feyenoord e Celtic têm um título cada.
Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista com 14 conquistas, contra 12 de Inglaterra e Itália. A Alemanha conta com sete feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.