Portal Eventos
Notícias
Em 28 de fevereiro de 2013 às 21:56

Seis clubes já foram rebaixados nos Campeonatos Estaduais 2013

Regulamento do Potiguar rebaixa apenas um e no Cearense, o segundo degolado sairá no fim de semana

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Paraíba - A maioria dos Campeonatos Estaduais ainda está no começo, quatro (Amapaense, Rondoniense, Roraimense e Tocantinense), sequer, começaram e, mesmo assim, já tem clube rebaixado. A guilhotina começou a funcionar ainda no final da temporada 2012.

Durante a Taça Aclep - Primeira Fase do Campeonato Paraense -, Independente e Castanhal amargaram as duas últimas colocações e foram rebaixados à Segunda Divisão do Pará. Em cinco jogos, o Independente somou só três pontos e o lanterna Castanhal ficou sem pontuar.

Xará de campeão brasileiro e da Libertadores, o Cruzeiro amargou a última colocação no Campeonato Paraibano e foi degolado ao lado do Paraíba. Ao longo da Primeira Fase, o Cruzeiro tomou goleadas homéricas, como 8 a 2 do CSP e 9 a 2 do Botafogo. Em 14 rodadas, o lanterna sofreu 40 gols. Média de 2,85 tentos por partida.

O regulamento do Campeonato Potiguar, por sua vez, é mais carinhoso com os clubes e rebaixa apenas um clube. Se de um lado o Santa Cruz faturou a Copa FNF, por outro o Potyguar amargou o rebaixamento. O clube de Currais Novos somou só nove pontos em 14 jogos. A degola foi confirmada, na última quarta-feira, durante a derrota, por 2 a 1, para o ASSU.

Por fim, o Maracanã voltou para a Segunda Divisão um ano após conquistar o acesso no Campeonato Cearense. Duas vitórias, quatro empates e nove derrotas formam a campanha do Maracanã. São Benedito e Crato lutam contra a degola. Ao que tudo indica, o São Benedito - outro clube que subiu em 2012 - será rebaixado. O clube soma 11 pontos, contra 14 do Crato. Sem falar que a diferença do saldo de gols é enorme (- 14 a - 4).