São Paulo - A Juventus desafiará o Barcelona na final da UEFA Champions League em 6 de junho, em Berlim, na Alemanha. Até lá, a Velha Senhora tentará achar uma solução para dois pontos diferentes em sua campanha no torneio mais importante da Europa. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, o clube italiano ostenta aproveitamento inferior a 45% como visitante, mas a defesa tem funcionado melhor fora de casa.
Ao longo da UEFA Champions League, a Juventus conseguiu classificação à final com aproveitamento de 66,7%. O desempenho sobe para 88,9% em casa, mas despenca para apenas 44,4% longe da torcida. Nestas curiosidades da bola, a Juv levou sete gols em toda UCL, sendo quatro em casa e só três como visitante. Já o ataque anotou 16 tentos (dez como mandante e seis fora).A campanha da Juventus conta com sete vitórias (cinco em casa e duas fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e duas derrotas longe da torcida. Até a final, o clube italiano deixou para trás Atlético de Madrid, Olympiacos e Malmö na fase de grupos, Borussia Dortmund, nas oitavas de final, Monaco, nas quartas de final, e Real Madrid, na semifinal.
A Juventus fará sua oitava final de UEFA Champions League e buscará seu terceiro título. Entre as decisões, a Velha Senhora já teve um adversário espanhol pela frente. Em 1997/1998, a Juv foi derrotada pelo Real Madrid, justamente a vítima desta quarta-feira.Campeões!
O maior vencedor da UEFA Champions League é o Real Madrid com dez conquistas. O Milan aparece com sete, contra cinco do Liverpool e do Bayern de Munique. Barcelona e Ajax somam quatro títulos cada, um a mais do que Internazionale e Manchester United. Com duas conquistas há Porto, Juventus, Nottingham Forest e Benfica. Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucuresti, Hamburgo, Aston Villa, Feyenoord e Celtic têm um título cada.
Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista com 14 conquistas, contra 12 de Inglaterra e Itália. A Alemanha conta com sete feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.