São Paulo - A Ucrânia, após seis temporadas, está de volta à final da UEFA Europa League. Nesta quinta-feira, o Dnipro voltou a surpreender e, com a vitória sobre o Napoli, por 1 a 0, garantiu presença na decisão da UEL. Os ucranianos vão encarar o Sevilla em 27 de maio, no Estádio Nacional, em Varsóvia, na Polônia. O atual campeão superou a Fiorentina, por 2 a 0.
A primeira e única vez em que a Ucrânia esteve na final da UEFA Europa League foi na temporada 2008/2009. Naquela oportunidade, o Shakhtar Donetsk foi campeão em cima dos alemães do Werder Bremen. Agora, o Dnipro tentará repetir a façanha do rival. Mas não será nada fácil. Pela quarta vez na decisão da UEFA Europa League, o Sevilla busca seu quarto título.Para chegar à final, o clube ucraniano obteve sete vitórias (seis em casa e uma fora), cinco empates como visitante e quatro derrotas (duas diante da torcida e duas fora), além de 15 gols a favor e 11 contra. O Sevilla, por sua vez, conquistou dez vitórias (sete em casa e três fora), três empates como visitante e só uma derrota longe da torcida, além de 26 gols a favor e 12 contra.
Histórico!
O clube espanhol poderá se tornar o primeiro a conquistar duas vezes o genuíno bicampeonato do segundo torneio mais importante da Europa. A façanha não é tão simples pelo fato de que, nem sempre, o atual campeão tem lugar garantido na UEFA Europa League.
Além do Sevilla, só mais um clube conseguiu dois títulos consecutivos na UEFA Europa League. Maior campeão da UEFA Champions League, o Real Madrid também faz história no segundo torneio europeu. O clube merengue foi campeão, em 1984/1985, diante do Videoton Fehérvár, da Hungria. Em 1985/1986, o Real Madrid superou o Köln, da Alemanha, para ficar com o bicampeonato.
Campeões!
A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Chelsea.
Os títulos por países tem a Espanha na frente com 14 conquistas, contra 11 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.