Portal Eventos
Capixaba Série A
Em 16 de maio de 2015 às 18:24

Rio Branco encerra jejum de títulos e volta a ser campeão do Capixabão

Capa Preta conquistou seu 37º título e encerrou o jejum que vinha desde a temporada 2010

da Redação -

Espírito Santo - O Rio Branco está de volta ao lugar mais alto do pódio do Campeonato Capixaba. O Capa Preta, neste sábado, empatou, por 1 a 1, com a Desportiva Ferroviária e se sagrou campeão do Estadual do Espírito Santo. No jogo de ida, o Rio Branco havia vencido o rival, por 1 a 0. Além do título, o clube de Vitória garantiu vaga na Série D do Brasileirão 2015 e na Copa do Brasil 2016.

Maior campeão do Campeonato Capixaba, o Rio Branco chegou a seu 37º título. O Capa Preta, porém, não vencia o Estadual desde 2010. O título do clube ainda teve uma curiosidade. O Rio Branco foi rebaixado à Série B em 2013 - ano do centenário. Na temporada passada, em campo, o Capa Preta não conseguiu o acesso. O clube só obteve vaga na elite aos 45 minutos do 2º tempo, com a desistência - por motivos financeiros - do Colatina. Ou seja, quase que o Rio Branco ficou de fora da Série A do Capixabão 2015.

E não é só. O clube da capital volta à Série D após cinco anos. O Rio Branco esteve na última divisão nacional em 2009, quando foi eliminado na Primeira Fase, e em 2010, quando caiu na Segunda Fase. Agora, o campeão do Espírito Santo entrará no Grupo A5 ao lado de Aparecidense-GO, CEOV-MT, Caldense-MG e Comercial-MS.

Para chegar ao título do Capixabão, o Rio Branco acumulou 15 vitórias (oito em casa e sete fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e três derrotas longe da torcida, além de 26 gols a favor e 13 contra.

No geral, a edição 2015 do Campeonato Capixaba teve 84 jogos com 40 vitórias dos mandantes, 30 triunfos dos visitantes e 14 empates. Aconteceram ainda 197 gols, sendo 113 dos donos da casa e 84 dos visitantes. Média de 2,34 tentos por partida.

O Rio Branco se junta a outros 19 campeões estaduais: CRB-AL, América de Natal-RN, Santos-SP, Vasco-RJ, Goiás-GO, Internacional-RS, Bahia-BA, Fortaleza-CE, Operário-PR, Gama-DF, Atlético Mineiro-MG, Imperatriz-MA, Remo-PA, Joinville-SC, Santa Cruz-PE, Comercial-MS, Confiança-SE, Náutico-RR e Cuiabá-MT.