São Paulo - A democrática Copa do Brasil que começou com representantes das quatro divisões do Campeonato Brasileiro, hoje, já não conta mais com clubes da Série D. A Terceira Fase está restrita às Séries A, B e C do Brasileirão, além do "intruso" Ituano. O clube paulista está fora das quatro divisões do Nacional. Mesmo assim, o Ituano deu um grande passo para chegar às oitavas de final. O clube de Itu bateu o Goiás, em casa, por 2 a 0, no jogo de ida.
Entre os clubes que terão calendário no segundo semestre, os representantes da Série A são maioria na Terceira Fase. Há, inclusive, dois confrontos entre rivais da elite nacional. O Sport saiu na frente do Santos (2 a 1). Já Coritiba e Ponte Preta se enfrentarão apenas na próxima semana.A Série A ainda conta com a força de Figueirense, Flamengo, Goiás, Grêmio, Palmeiras e Vasco, totalizando dez clubes, ou a metade dos representantes na Terceira Fase. Enquanto isso, a Série B aparece com seis clubes. Três destes representantes enfrentarão rivais da Série A. O Botafogo empatou, por 2 a 2, com o Figueirense, em Florianópolis. O Criciúma vai encarar o Grêmio, enquanto o Náutico desafiará o Flamengo.
Há ainda o confronto de rivais da Série B. Bahia e Paysandu ficarão frente a frente em busca de uma vaga para as oitavas de final. O segundo escalão nacional também conta com a presença do Ceará. Por fim, a Série C é representada por três clubes. O América de Natal medirá forças com o Vasco. O ASA, por sua vez, reencontrará o Palmeiras. Enquanto isso, o Tupi desafiará o Ceará.Os dez classificados da Terceira Fase encontrarão os clubes da Libertadores - Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e São Paulo -, assim como o Fluminense - melhor colocado no Brasileirão abaixo dos clubes do torneio sul-americano - nas oitavas de final da Copa do Brasil.Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com oito títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões com quatro títulos cada, um a mais do que Flamengo e Corinthians. O Palmeiras aparece com dois títulos. Já Atlético Mineiro - atual campeão -, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.