Portal Eventos
Brasileirão Série B
Em 22 de maio de 2015 às 03:37

VOCEM ostenta média de público pagante superior a 11 rivais das Séries B e C

Desempenho do clube de Assis é melhor do que seis clubes da Série B e cinco da Série C

da Redação -

São Paulo - A Segundona do Campeonato Paulista é a 4ª ou última divisão do Estadual de São Paulo. A edição 2015 da competição, hoje, apresenta média de 309 pagantes. Os números nas arquibancadas são modestos e não surpreendem, seguem a trajetória de todos os outros torneios brasileiros. Mas há um ponto que se destaca e merece atenção do Sr. Goool. O líder de público da Segundona Paulista é o VOCEM que, mesmo na última divisão estadual, supera 11 rivais das Séries B e C do Brasileirão.

Fundado em 21 de julho de 1954, o Vila Operária Clube Esporte Mariano tem sede em Assis - distante 434 km de São Paulo. Nos dois primeiros jogos como mandante, o VOCEM obteve média de 1.224 pagantes e público total de 2.448 torcedores. Na estreia, em casa, contra o Osvaldo Cruz, o clube grená levou 953 apaixonados ao Estádio Tonicão. Já contra o Bandeirante, as arquibancadas do estádio de Assis receberam 1.495 fanáticos.

Tais números superam a média de público de seis clubes da Série B e cinco da Série C (Confira abaixo o ranking agrupado de público das Séries B e C do Brasileirão!). Assim como a Segundona Paulista, as duas divisões do Brasileirão também estão apenas no início. O Bragantino foi campeão paulista em 1990 e lutou por título do Brasileirão, mas hoje o clube de Bragança Paulista amarga média de apenas 949 testemunhas.

O Oeste, também do interior paulista, foi campeão da Série C em 2012, mas a torcida segue fora dos estádios. A média do clube de Itápolis, que tem mandado seus jogos em Osasco, é de 559 torcedores. Entre os clubes da Série B que têm média inferior a apresentada pelo VOCEM, o Atlético Goianiense tem o melhor desempenho (1.205).

Nesta lista de 11 clubes, só Atlético e Águia superam a marca de mil fãs. O clube paraense ostenta média de 1.168 torcedores na Série C. Há ainda outros três casos emblemáticos no terceiro escalão nacional. O Tombense foi campeão da Série D e disputa pela primeira vez a Série C, mas mesmo assim a média do clube mineiro é de só 512 torcedores.

O Brasil, ao longo do Gauchão, teve a terceira maior média de público do Estadual. Mas na Série C estreou em Novo Hamburgo e também decepcionou fora das quatro linhas (473). Já o Botafogo não tem a desculpa de ter atuado longe da torcida. O Belo, campeão da Série D em 2013 e dono de uma torcida apaixonada, foi visto por meros 403 pagantes.

Clubes de história que só fazem valorizar ainda mais a façanha do VOCEM que sonha com o acesso à Série A3 (equivalente a 3ª divisão). Hoje, na Segundona Paulista, só o VOCEM supera a média de mil pagantes. Além do clube de Assis, Portuguesa Santista, Grêmio Prudente, Amparo e Mauaense também já colocaram mais de mil torcedores nas arquibancadas. Resta saber se os clubes conseguirão manter o apoio dos torcedores.