Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 24 de maio de 2015 às 03:06

Nacional, Copa do Brasil é reduzida a apenas 13 Estados na Terceira Fase

Paulistas são os recordistas no número de representantes e cariocas ficam com o vice

da Redação -

São Paulo - A Copa do Brasil dá chance a representantes dos 26 Estados e do Distrito Federal. Mas com o passar das fases, muitos lugares ficam para trás. Não por acaso, a Terceira Fase do torneio nacional, segundo levantamento do Sr. Goool, está restrita a apenas 13 Estados. São eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 Palmeiras é um dos representantes paulistas que segue na briga pelo título da Copa do Brasil!
Os paulistas são maioria nesta fase. Ituano, Palmeiras, Ponte Preta e Santos representam o Estado de São Paulo. O Rio de Janeiro está logo atrás com as presenças de Botafogo, Flamengo e Vasco. Criciúma e Figueirense defendem as cores de Santa Catarina, enquanto Náutico e Sport lutarão por mais um título de Pernambuco.

Todos os outros Estados têm apenas um clube cada na Terceira Fase. O América de Natal veste as cores do Rio Grande do Norte, enquanto o ASA é de Alagoas. O Bahia representa o Estado homônimo, assim como Ceará e Goiás. Do Paraná vem o Coritiba. O Grêmio defenderá as cores do Rio Grande do Sul, enquanto o Paysandu será o Pará. Já o Tupi é Minas Gerais.

E mesmo com as entradas dos cinco clubes da Libertadores e do Fluminense nas oitavas de final, a Copa do Brasil não terá novidade em relação aos Estados. Os dez classificados da Terceira Fase encontrarão os clubes da Libertadores - Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e São Paulo -, assim como o Fluminense - melhor colocado no Brasileirão abaixo dos clubes do torneio sul-americano - nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Agora, se a comparação for em cima das divisões do Brasileirão, são dez representantes da Série A, seis da Série B, três da Série C, nenhum da Série D e o Ituano, sem divisão.

Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com oito títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões com quatro títulos cada, um a mais do que Flamengo e Corinthians. O Palmeiras aparece com dois títulos. Já Atlético Mineiro - atual campeão -, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.