Pernambuco - O Sport já deixou sua marca na Série A do Campeonato Brasileiro 2015. O Leão da Ilha, ao vencer o Coritiba, por 1 a 0, no último domingo, retomou a liderança do Nacional, uma vez que já havia ficado no topo na 1ª rodada. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, esta é apenas a quarta vez que um clube fora das regiões Sul e Sudeste lidera o Brasileirão de pontos corridos.
O Rubro-negro pernambucano, único representante nordestino na principal divisão do Brasileiro, não só conseguiu uma, como ficou duas rodadas na liderança e o Brasileirão está apenas no começo. O Sport ostenta aproveitamento de 77,8%. São duas vitórias como mandante e um empate como visitante, além de sete gols a favor (melhor ataque) e três contra.O rival Náutico, até a façanha do Sport, havia sido o último clube fora do Sul e do Sudeste a ter o gostinho da ponta na elite nacional. E este feito foi há anos. O Timbu foi líder na 2ª rodada do Brasileirão 2008. Naquela oportunidade, porém, o representante do Nordeste ficaria uma posição acima da zona de rebaixamento. Hoje, o Náutico lidera a Série B em busca do acesso. Além dos dois pernambucanos, só o Goiás atingiu o topo no Brasileirão de pontos corridos.
O Esmeraldino conseguiu a liderança da Série A em 2004. Há 11 anos, o representante do Centro-Oeste terminaria o campeonato no 6º lugar. Na atual temporada, o Goiás está logo atrás do Sport, mas com a mesma pontuação (7). O clube goiano perde nos critérios de desempate, mais precisamente no saldo de gols (4 a 3).
Agora, a missão do Sport é ultrapassar a barreira das primeiras rodadas. O clube pernambucano terá que mostrar força para liderar o Brasileirão no meio e no fim. O mesmo serve para o Goiás. Estes são os dois únicos clubes fora do Sul e do Sudeste no Brasileirão. A bola está com eles.
O próximo compromisso do líder Sport será contra o Santos, na Vila Belmiro, no domingo, às 11 horas. No mesmo dia, mas às 16 horas, o Goiás receberá no Serra Dourada, em Goiânia, o Grêmio pela 4ª rodada.