São Paulo - O Sevilla fez história ao conquistar o quarto título da UEFA Europa League e se tornar o maior campeão do segundo torneio mais importante do futebol europeu. Melhor! A quarta conquista espanhola, segundo levantamento do Sr. Goool, teve o melhor aproveitamento em relação aos outros três títulos do clube na UEL. O Sevilla foi campeão na temporada 2014/2015 com aproveitamento de 80%. Como mandante, o desempenho chegou a 100%.
Ao derrotar o surpreendente Dnipro, por 3 a 2, no Estádio Nacional, de Varsóvia, na Polônia, o Sevilla obteve sua 11ª vitória (sete em casa e três fora) - o jogo final aconteceu em campo neutro -, três empates como visitante e apenas uma derrota longe da torcida, além de 29 gols a favor e 14 contra.O desempenho atual supera as campanhas das temporadas 2005/2006 e 2006/2007. Nestas duas oportunidades, o Sevilla foi campeão com aproveitamento de 68,8%. Foram nove vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. Enquanto isso, a campanha do título de 2013/2014 foi a pior do clube espanhol na UEL.
Na temporada passada, o Sevilla deu a volta olímpica com aproveitamento de 62,7%. Para chegar a seu terceiro título, o Sevilla conquistou nove vitórias (cinco em casa e quatro fora), cinco empates (dois em casa e dois fora) - a decisão foi em campo neutro - e três derrotas (uma como mandante e duas como visitante), além de 31 gols a favor e 15 contra.
Além de ter conquistado o quarto título da UEFA Europa League com seu melhor aproveitamento, o clube espanhol se tornou o primeiro a obter dois legítimos bicampeonatos na UEFA Europa League. O primeiro aconteceu durante as temporadas de 2005/20006 contra os ingleses do Middlesbrough e de 2006/2007 contra o Espanyol. Em 44 edições, só Sevilla e Real Madrid já foram bicampeões da UEFA Europa League. Agora, a Espanha - após a sua 14ª decisão da UEL - acumula nove títulos e cinco vices.Campeões!
A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Chelsea.
Os títulos por países tem a Espanha na frente com 15 conquistas, contra 11 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.