Portal Eventos
Copa do Mundo Feminino
Em 01 de junho de 2015 às 10:45

Título em casa e nos pênaltis embala 3º capítulo da saga pela Copa do Mundo Feminina

Campeãs na 1ª edição do Mundial, Norte-americanas voltaram a dar a volta olímpica

da Redação -

São Paulo - A Seleção dos EUA voltou a ganhar a Copa do Mundo de futebol feminino em 1999. Mas quando entrar em campo, no Canadá, para a edição 2015 do Mundial, as norte-americanas tentarão encerrar jejum de 16 anos sem dar a volta olímpica. Este é o terceiro capítulo da saga do Sr. Goool pela história do Mundial feminino. Até aqui, EUA e Noruega já haviam dado a volta olímpica nas duas primeiras edições do torneio.

A Seleção Norte-americana, pela segunda vez em três edições, conquistou o título da Copa do Mundo de futebol feminino. Em 1999, em casa, os EUA passaram pela China nos pênaltis, após empates no tempo normal e prorrogação. Na disputa do 3º lugar, com o mesmo cenário, o Brasil superou a Noruega, que brigava pelo bicampeonato.

A campanha norte-americana teve aproveitamento de 88,9%. Foram cinco vitórias e um empate, além de 18 gols a favor e três contra. A campanha do título começou com vitórias em cima de Nigéria, Coreia do Norte e Dinamarca na fase de grupos. Nas quartas de final, a Seleção dos EUA superou a Alemanha e depois despachou o Brasil nas semifinais até dar a volta olímpica contra a China.

No geral, a Copa do Mundo Feminina de 1999 contabilizou 32 jogos e 123 gols. Média de 3,84 tentos por partida. O triunfo dos mandantes, por 2 a 0, foi o resultado mais repetido - quatro vezes. A China ficou com o melhor ataque (19) e a melhor defesa (2).

 Campeão por duas vezes, EUA tentará encerrar jejum de títulos na Copa do Mundo de futebol feminino!
Atualmente...
A edição 2015 da Copa do Mundo de futebol feminino sofreu um aumento de seleções e passou de 16 para 24 participantes. Nas duas primeiras versões, porém, eram apenas 12 países. Em busca do primeiro título mundial - o mais próximo que chegou do ouro foi o vice-campeonato em 2007 -, a Seleção Brasileira caiu no Grupo E e começará sua jornada contra a Coreia do Sul. O grupo ainda conta com Espanha e Costa Rica.

Donas da casa, as meninas do Canadá estrearão contra a China, vice-campeã em 1999. O Grupo A também tem Nova Zelândia e Holanda. Atual campeão, o Japão está no Grupo C com Suíça - adversário da estreia -, Camarões e Equador.

A Alemanha, responsável por dois títulos mundiais (2003 e 2007) e um vice (1995), iniciará a jornada contra a Costa do Marfim no Grupo B que também tem Noruega - uma vez campeã mundial (1995) - e Tailândia. As norueguesas ainda foram vices em 91.

Os EUA, com dois títulos (1991 e 1999) e um vice (2011), mas na seca há 15 anos, fará seu primeiro duelo contra a Austrália. O Grupo D também terá Suécia - vice em 2003 - e Nigéria. Por fim, o Grupo F terá Colômbia, México, França e Inglaterra.

Regulamento:
As 24 Seleções, separadas em seis grupos de quatro países cada, se enfrentarão dentro das próprias chaves. As duas melhores colocadas de cada grupo passarão para as oitavas de final, assim como as quatro melhores terceiras colocadas.

As oitavas de final, assim como as quartas de final, a semifinal, a disputa do terceiro lugar e a final, serão disputadas em apenas um jogo. Em caso de empate, a partida terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.