São Paulo - Os representantes da elite nacional são maioria no Top 20 do ranking agrupado de público das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, apenas cinco clubes do segundo e do terceiro escalão ousam figurar no primeiro bloco das arquibancadas. O melhor desempenho destes "intrusos" é do Bahia. E o Tricolor merece palmas. (Clique na imagem abaixo e confira o ranking agrupado do Sr. Goool!)
O Verdão turbinou seu público desde a inauguração do Allianz Parque. O Colorado, por sua vez, tem o maior número de sócios torcedores do Brasil. Enquanto Flamengo e Corinthians são os donos das maiores torcidas do país. Entre o Bahia e o próximo "intruso" são mais seis posições.
Outro lado...
Do outro lado do ranking agrupado de público, porém, 12 clubes sequer atingem a média de mil pagantes. Nenhum representante da Série A está nesta lista. O pior desempenho da elite é do Goiás, 39º colocado, com média de 2.478 testemunhas.
O Boa Esporte, por sua vez, segura a lanterna da Série B e o penúltimo lugar no geral (390). Já o pior público nas arquibancadas é do Brasil. Jogando fora de Pelotas, o clube gaúcho apresenta média de só 320 torcedores.
No geral, a Série A do Brasileirão apresenta média de 13.725 pagantes e público total de 905.851 apaixonados. Os dados das outras divisões caem drasticamente. A média da Série B não chega a cinco mil fanáticos (4.347) e o público total fica em 304.287 torcedores. Já a Série C tem média de 2.368 testemunhas e público total de 89.972 pagantes.