São Paulo - A Seleção Brasileira caiu em um grupo, teoricamente, tranquilo na Copa América. Mas a derrota para a Colômbia, findando jejum de 21 anos dos rivais, deixou a classificação incerta. É verdade que o Brasil ainda depende apenas de suas forças, mas em caso de tropeço, o país verde e amarelo repetiria o desastre da Copa América de 1987 na Argentina.
O Brasil disputa pela 34ª vez a Copa América. Nas últimas 33 edições, em três oportunidades os brasileiros caíram nas quartas de final (1993, 2001 e 2011). Já nos outros anos do torneio, o Brasil chegou - pelo menos - na disputa do 3º lugar. Por oito vezes, a Seleção Canarinho foi campeã da Copa América.
Em 2015, o time do técnico Dunga estreou com vitória sofrida, nos acréscimos, por 2 a 1, contra o Peru. Na 2ª rodada, os brasileiros perderam a cabeça - no caso de Neymar - e o jogo para a Colômbia (1 a 0). O último desafio do Grupo C será no domingo, às 18h30 (horário de Brasília) contra a Venezuela. Todas as seleções do grupo somam três pontos e dependem apenas de suas forças.Campeões!
O Uruguai é o atual campeão. O título em 2011 garantiu os uruguaios na liderança de conquistas (15). A Argentina ficou na 2ª colocação com 14 títulos. Apesar de ser o recordista de títulos na Copa do Mundo, o Brasil só tem oito conquistas na Copa América - sendo o último em 2007. Paraguai e Peru somam dois títulos, contra um de Colômbia e Bolívia.
Sob o nome de Campeonato Sul-americana, o torneio de seleções da América do Sul é disputado desde 1916. Em 1975, a competição passou a ser chamada de Copa América. Desde 1993, a CONMEBOL convida seleções de outras Confederações. México, Costa Rica, Honduras e EUA, da CONCACAF, além do Japão já participaram do torneio.