Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 27 de junho de 2015 às 11:00

Parece, mas não é! Série D terá cara de Libertadores com xarás de clubes sul-americanos

É bom o torcedor estar atento para não sonhar com a Libertadores e acabar na Série D

da Redação -

São Paulo - Ríver, Colo Colo, Nacional, Botafogo, Santos... Até parece a Libertadores, mas na verdade estamos falando da Série D do Campeonato Brasileiro. A edição 2015 da última divisão nacional contará com xarás de clubes sul-americanos. A Série D começará em 12 de julho com cobertura total do Sr. Goool. Tabela e simulador já estão disponíveis aos torcedores internautas.

 Campeão piauiense, Ríver - xará do clube argentino - disputará a Série D do Brasileirão!Érica Paz / RíverCampeão piauiense, Ríver - xará do clube argentino - disputará a Série D do Brasileirão!
O River Plate, da Argentina, está na semifinal da Libertadores. Enquanto isso, no Brasil, seu xará buscará o acesso à Série C. O River Atlético Clube chegou até a Série D após o título no Campeonato Piauiense. O Galo está no Grupo A2 ao lado de outros dois xarás. O Santos foi campeão amapaense em 2014. O Peixe do Norte leva o nome do famoso clube paulista. O Santos original é o atual campeão do Estadual Paulista.

Há ainda o Guarani. O clube cearense é xará do Bugre de Campinas. O paulista Guarani vive uma crise sem fim. Na Série C, mas sem dinheiro, cogita até fechar as portas. Dando sequência aos xarás, o Grupo A1 tem o Nacional. O campeão amazonense tem o mesmo nome do Nacional, do Uruguai - o mais conhecido -, ou do Paraguai - vice-campeão da Libertadores 2014.

Outro clube com nome conhecido no Grupo A1 é o Náutico. O campeão roraimense é xará do representante pernambucano na Série B. O Timbu conhecido briga pelo acesso no segundo escalão nacional. Já o Colo Colo fez grande campanha no Campeonato Baiano. Apesar de ter sido fundado em 1948, ainda é novato. Bem diferente do xará chileno, campeão da Libertadores em 1991.

No Grupo A6 há o Botafogo. Vice-campeão paulista em 2001 e com passagens pela Série A do Brasileirão, o Pantera é xará do carioca Botafogo. O Glorioso, hoje, luta pelo acesso na Série B. Um degrau abaixo está o Vila Nova. O clube goiano tem xará no Grupo A6 da Série D. O mineiro Villa Nova tem um "l" a mais em relação ao clube de Goiânia. Clubes que desfilarão pelos gramados brasileiros. Mas é bom o torcedor estar atento para não sonhar com a Libertadores e acabar na Série D.

Mais da Série D...
Nesta temporada, nenhum dos seis campeões da divisão irá disputar a Série D. Vencedor do torneio em 2014, o Tombense jogará a Série C, assim como Botafogo, campeão em 2013, e Tupi, vencedor de 2011. O Sampaio Corrêa, campeão em 2012, está na Série B. Já Guarany, vencedor de 2010, e São Raimundo, campeão em 2009, não terão calendário no segundo semestre.

Enquanto isso, a última divisão nacional terá três clubes que já foram campeões em outras divisões do Nacional. O Villa Nova foi o primeiro campeão da Série B. O clube mineiro, em 1971, superou o Remo em uma melhor de três partidas. O Gama também foi campeão da Série B, em 1998, em um quadrangular com Botafogo-SP, Desportiva Ferroviária-ES e Londrina-PR. Enquanto isso, o Remo foi campeão da Série C em 2005. O clube paraense levou a melhor em um quadrangular com América de Natal-RN, Ipatinga-MG e Novo Hamburgo-RS.

Treze, CRAC, São Caetano e Duque de Caxias disputarão a última divisão nacional após o rebaixamento na Série C 2014. São Caetano e Duque de Caxias, assim como o Serrano são os únicos clubes que estarão na Série D, mas não disputam a elite dos seus Estaduais. A Primeira Fase da Série D, com início marcado para 12 de julho, contará com grupos regionalizados para diminuir a distância das viagens e os gastos dos clubes.

Os Estados de Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo terão o maior número de representantes - três cada. Bahia, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul contarão com dois clubes cada, enquanto os outros Estados terão apenas um representante na última divisão nacional.

O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes da Série D. Tabela e simulador já estão no ar. O torcedor internauta ainda terá classificação interativa, estatísticas, curiosidades, ranking de público e renda e muito mais.

Regulamento:
Os 40 clubes serão divididos em oito grupos com cinco representantes cada. Dentro dos seus próprios grupos, os clubes jogarão em partidas de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão às oitavas de final. O mata-mata será definido em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C. Os finalistas ainda brigarão pelo título da Série D.