Portal Eventos
Copa América Masculino
Em 30 de junho de 2015 às 01:09

De volta à final, Chile tentará ser o 21º anfitrião campeão da Copa América

Seleção Chilena está em sua quinta decisão, mas ainda busca o primeiro título no torneio

da Redação -

São Paulo - O Chile, após 28 anos, está de volta à final da Copa América. A Seleção Chilena, na última segunda-feira, venceu o Peru, por 2 a 1, e se classificou para a sua quinta final no torneio. Os chilenos, porém, ainda buscam o primeiro título. Anfitrião da Copa América 2015, o Chile aposta em um retrospecto positivo dos donos da casa para acabar com a seca.

 Chile sedia pela sétima vez a Copa América, mas fará apenas a segunda final em casa!Álvaro Insotroza e Carlos Parra / ANFPChile sedia pela sétima vez a Copa América, mas fará apenas a segunda final em casa!
De acordo com o levantamento do Sr. Goool, em 24 oportunidades - já contando os chilenos na atual temporada - os anfitriões chegaram à final da Copa América. Destes 24 donos da casa, 20 fizeram a festa da torcida e deram a volta olímpica. Em 1975, 1979 e 1983 não houve sede fixa, por isso, estas três edições não foram analisadas.

O problema é que o Chile organiza a Copa América pela sétima vez e sempre bateu na trave. Nestas sete oportunidades, apenas em 1955 a Seleção Chilena esteve na decisão. Há 60 anos, porém, o Chile amargou o vice ao ser derrotado pela Argentina. Já em 1926, 1941, 1945 e 1991, os chilenos tiveram que se contentar com o 3º lugar diante dos seus torcedores.

Além dos chilenos, só outras duas seleções sediaram a Copa América, mas perderam a final. A Argentina, na primeira edição do torneio, em 1916, foi derrotada pelo Uruguai. Enquanto isso, a Bolívia amargou o vice, em 1997, ao cair diante do Brasil.

A campanha atual do Chile tem aproveitamento de 86,7%. Invicto, os chilenos ostentam quatro vitórias e um empate, além de 13 gols a favor e quatro contra. Antes de eliminar o Peru, o Chile despachou o Uruguai nas quartas de final. Na Primeira Fase, os anfitriões bateram Equador e Bolívia e empataram com o México.

Campeões!
O Uruguai é o atual campeão. O título em 2011 garantiu os uruguaios na liderança de conquistas (15). A Argentina ficou na 2ª colocação com 14 títulos. Apesar de ser o recordista de títulos na Copa do Mundo, o Brasil só tem oito conquistas na Copa América - sendo o último em 2007. Paraguai e Peru somam dois títulos, contra um de Colômbia e Bolívia.

Sob o nome de Campeonato Sul-americana, o torneio de seleções da América do Sul é disputado desde 1916. Em 1975, a competição passou a ser chamada de Copa América. Desde 1993, a CONMEBOL convida seleções de outras Confederações. México, Costa Rica, Honduras e EUA, da CONCACAF, além do Japão já participaram do torneio.