Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 01 de julho de 2015 às 10:30

Palmas será o 14º novato na Série D após uma desistência e duas negativas

Desistência do Interporto e entrada do Palmas, porém, feriram o Regulamento Específico da Competição

da Redação -

Tocantins - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a entrada do Palmas na Série D do Campeonato Brasileiro. O clube tocantinense ficará com a vaga do Interporto que, por motivos financeiros, desistiu da última divisão nacional. Vice-campeão estadual, o Tocantinópolis também rejeitou a vaga, assim como Gurupi, 3º colocado. O Palmas, por outro lado, aceitou o convite e confirmou presença.

 Palmas disputará pela primeira vez a Série D do Brasileirão!Reprodução / Twitter PalmasFutebolPalmas disputará pela primeira vez a Série D do Brasileirão!
As desistências deveriam ser informadas, segundo o Regulamento Específico da Competição, com 45 dias de antecedência. Tal fato não aconteceu, uma vez que a Série D terá início em 12 de julho. Mas no futebol brasileiro tudo pode, nada é respeitado, sempre é possível dar o famoso jeitinho. Mesmo desrespeitando o Regulamento Específico da Competição, a Federação Tocantinense de Futebol (FTF) manteve sua vaga na última divisão nacional.

Esta será a primeira vez que o Palmas disputará a Série D do Brasileirão. O clube tocantinense, porém, tem como sua última participação em um torneio nacional a Série C de 2008. No ano seguinte o futebol brasileiro passaria a ter quatro divisões nacionais. Mas o Palmas não é o único novato na atual edição da Série D.

Caldense-MG, Colo Colo-BA, Comercial-MS, Duque de Caxias-RJ, Estanciano-SE, Foz do Iguaçu-PR, Imperatriz-MA, Inter de Lages-SC, Red Bull-SP, São Caetano-SP, Serra Talhada-PE, Serrano-BA e Ypiranga-RS também vão debutar na última divisão nacional.

O Palmas está no Grupo A2 ao lado de Guarani-CE, Imperatriz-MA - campeão estadual -, Ríver-PI - campeão estadual - e Santos-AP - campeão estadual, mas de 2014, já que a edição 2015 do Amapaense ainda não colocou a bola para rolar. A estreia do representante tocantinense será diante do Ríver, em Teresina, em 12 de julho, às 17 horas.

Mais da Série D...
Nesta temporada, nenhum dos seis campeões da divisão irá disputar a Série D. Vencedor do torneio em 2014, o Tombense jogará a Série C, assim como Botafogo, campeão em 2013, e Tupi, vencedor de 2011. O Sampaio Corrêa, campeão em 2012, está na Série B. Já Guarany, vencedor de 2010, e São Raimundo, campeão em 2009, não terão calendário no segundo semestre.

Enquanto isso, a última divisão nacional terá três clubes que já foram campeões em outras divisões do Nacional. O Villa Nova foi o primeiro campeão da Série B. O clube mineiro, em 1971, superou o Remo em uma melhor de três partidas. O Gama também foi campeão da Série B, em 1998, em um quadrangular com Botafogo-SP, Desportiva Ferroviária-ES e Londrina-PR. Enquanto isso, o Remo foi campeão da Série C em 2005. O clube paraense levou a melhor em um quadrangular com América de Natal-RN, Ipatinga-MG e Novo Hamburgo-RS.

Treze, CRAC, São Caetano e Duque de Caxias disputarão a última divisão nacional após o rebaixamento na Série C 2014. São Caetano, Duque de Caxias e Serrano são os únicos clubes que estarão na Série D, mas não disputam a elite dos seus Estaduais. A Primeira Fase da Série D, com início marcado para 12 de julho, contará com grupos regionalizados para diminuir a distância das viagens e os gastos dos clubes.

Os Estados de Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo terão o maior número de representantes - três cada. Bahia, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul contarão com dois clubes cada, enquanto os outros Estados terão apenas um representante na última divisão nacional. Serão 32 clubes do interior e oito da capital.

O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes da Série D. Tabela e simulador já estão no ar. O torcedor internauta ainda terá classificação interativa, estatísticas, curiosidades, ranking de público e renda e muito mais.

Regulamento:
Os 40 clubes serão divididos em oito grupos com cinco representantes cada. Dentro dos seus próprios grupos, os clubes jogarão em partidas de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão às oitavas de final. O mata-mata será definido em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C. Os finalistas ainda brigarão pelo título da Série D.