Tocantins - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a entrada do Palmas na Série D do Campeonato Brasileiro. O clube tocantinense ficará com a vaga do Interporto que, por motivos financeiros, desistiu da última divisão nacional. Vice-campeão estadual, o Tocantinópolis também rejeitou a vaga, assim como Gurupi, 3º colocado. O Palmas, por outro lado, aceitou o convite e confirmou presença.
Esta será a primeira vez que o Palmas disputará a Série D do Brasileirão. O clube tocantinense, porém, tem como sua última participação em um torneio nacional a Série C de 2008. No ano seguinte o futebol brasileiro passaria a ter quatro divisões nacionais. Mas o Palmas não é o único novato na atual edição da Série D.
Caldense-MG, Colo Colo-BA, Comercial-MS, Duque de Caxias-RJ, Estanciano-SE, Foz do Iguaçu-PR, Imperatriz-MA, Inter de Lages-SC, Red Bull-SP, São Caetano-SP, Serra Talhada-PE, Serrano-BA e Ypiranga-RS também vão debutar na última divisão nacional.
O Palmas está no Grupo A2 ao lado de Guarani-CE, Imperatriz-MA - campeão estadual -, Ríver-PI - campeão estadual - e Santos-AP - campeão estadual, mas de 2014, já que a edição 2015 do Amapaense ainda não colocou a bola para rolar. A estreia do representante tocantinense será diante do Ríver, em Teresina, em 12 de julho, às 17 horas.
Mais da Série D...
Enquanto isso, a última divisão nacional terá três clubes que já foram campeões em outras divisões do Nacional. O Villa Nova foi o primeiro campeão da Série B. O clube mineiro, em 1971, superou o Remo em uma melhor de três partidas. O Gama também foi campeão da Série B, em 1998, em um quadrangular com Botafogo-SP, Desportiva Ferroviária-ES e Londrina-PR. Enquanto isso, o Remo foi campeão da Série C em 2005. O clube paraense levou a melhor em um quadrangular com América de Natal-RN, Ipatinga-MG e Novo Hamburgo-RS.
Treze, CRAC, São Caetano e Duque de Caxias disputarão a última divisão nacional após o rebaixamento na Série C 2014. São Caetano, Duque de Caxias e Serrano são os únicos clubes que estarão na Série D, mas não disputam a elite dos seus Estaduais. A Primeira Fase da Série D, com início marcado para 12 de julho, contará com grupos regionalizados para diminuir a distância das viagens e os gastos dos clubes.Os Estados de Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo terão o maior número de representantes - três cada. Bahia, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul contarão com dois clubes cada, enquanto os outros Estados terão apenas um representante na última divisão nacional. Serão 32 clubes do interior e oito da capital.
O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes da Série D. Tabela e simulador já estão no ar. O torcedor internauta ainda terá classificação interativa, estatísticas, curiosidades, ranking de público e renda e muito mais.
Regulamento:
Os 40 clubes serão divididos em oito grupos com cinco representantes cada. Dentro dos seus próprios grupos, os clubes jogarão em partidas de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão às oitavas de final. O mata-mata será definido em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C. Os finalistas ainda brigarão pelo título da Série D.