São Paulo - Chile e Argentina, no próximo sábado, às 17 horas (horário de Brasília), no Estádio Nacional, em Santiago, farão a 12ª final diferente da Copa América. Os anfitriões chilenos buscarão a inédita conquista, enquanto os hermanos querem igualar o rival e maior campeão do torneio Uruguai. A Argentina tem 14 títulos, um a menos do que os atuais vencedores uruguaios.
Argentina e Chile já estiveram nas duas primeiras colocações, mas em 1955 não houve final. O torneio de 60 anos atrás também foi realizado no Chile. Naquela oportunidade, as seleções enfrentavam todos os rivais. Os argentinos somaram o maior número de pontos e foram campeões. Ao todo, em 16 edições da Copa América não houve final. A última foi em 1991, justamente no Chile. Na oportunidade, a Argentina foi campeã, com o Brasil em 2º e os anfitriões na 3ª colocação.Criada em 1916, a Copa América é o torneio de seleções mais antigo do mundo. Ao longo de todos estes anos, a Argentina já esteve envolvida em finais contra Uruguai, Brasil e México. O Chile, por sua vez, enfrentou Uruguai e Paraguai. O torneio sul-americano ainda teve os confrontos entre Brasil x Uruguai, Brasil x Paraguai, Brasil x Bolívia, Peru x Colômbia, Colômbia x México e Uruguai x Paraguai.
Campeões!
O Uruguai é o atual campeão. O título em 2011 garantiu os uruguaios na liderança de conquistas (15). A Argentina ficou na 2ª colocação com 14 títulos. Apesar de ser o recordista de títulos na Copa do Mundo, o Brasil só tem oito conquistas na Copa América - sendo o último em 2007. Paraguai e Peru somam dois títulos, contra um de Colômbia e Bolívia.
Sob o nome de Campeonato Sul-americana, o torneio de seleções da América do Sul é disputado desde 1916. Em 1975, a competição passou a ser chamada de Copa América. Desde 1993, a CONMEBOL convida seleções de outras Confederações. México, Costa Rica, Honduras e EUA, da CONCACAF, além do Japão já participaram do torneio.