Santa Catarina - O Criciúma está sem rumo e já começa a preocupar seu torcedor. Na última sexta-feira, o Tigre empatou sem gols com o Paraná, em Curitiba, pela 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e manteve o flerte com a zona de rebaixamento. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, o clube catarinense faz sua pior campanha desde o último rebaixamento à Série C.
Há sete anos, o Criciúma também dava mostras que não teria uma temporada feliz. Após a 10ª rodada, o clube catarinense estava no 15º lugar com dez pontos. Eram três triunfos em casa, um empate como visitante e seis derrotas (duas diante do torcedor e quatro fora), além de sete gols a favor e 14 contra. Naquela oportunidade, o Tigre seria rebaixado no 18º lugar com aproveitamento de 36%.
Nas outras três vezes em que esteve na Série B de pontos corridos, porém, a largada do Criciúma foi muito boa. Em 2007, por exemplo, o clube do interior anotou 23 pontos de 30 possíveis e garantiu a liderança na 10ª rodada. O Tigre, porém, acabaria no 7º lugar, sem o acesso. Já em 2011, o Criciúma marcou 17 pontos e ficou em 8º lugar após os dez primeiros jogos. Há quatro anos, o clube catarinense também não subiu.O acesso foi obtido em 2012. Naquela oportunidade, o Tigre estava no topo durante a 10ª rodada. O Criciúma somava 25 pontos e, 28 rodadas depois, conseguiu subir um degrau na divisão nacional. O acesso foi conquistado com o vice-campeonato na Série B.
Para não repetir a temporada 2008 e sonhar com a mesma façanha de 2012, o Criciúma voltará a campo na terça-feira, às 19h30, para encarar o Bragantino, no Estádio Heriberto Hulse, pela 11ª rodada. O Tigre tentará reencontrar o caminho das vitórias após dois empates seguidos.