Rio de Janeiro - A vitória, por 2 a 0, sobre o Flamengo e vaga na final da Taça Guanabara do Campeonato Carioca tiraram um peso das costas dos jogadores, comissão técnica, dirigentes e torcedores do Botafogo. O clube da Estrela Solitária encerrou dois jejuns com o triunfo no último domingo.
Após oito empates e três derrotas, enfim, o Botafogo venceu o rival rubro-negro no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. Apesar de ser considerada a casa alvinegra, o Bota ainda tinha triunfado sobre o rival perante a massa nas arquibancadas. A vitória de domingo garantiu o Botafogo na final do 1º Turno diante do Vasco que eliminou o Fluminense.Outro tabu que caiu por terra foi o de vitória sobre o Flamengo. O Botafogo não vencia o rival Gávea há quase três anos. O último triunfo alvinegro tinha sido em 18 de abril de 2010, quando o Botafogo bateu o Flamengo, por 2 a 1, venceu a Taça Rio e, de quebra, ficou com o Campeonato Carioca, uma vez que já havia sido campeão da Taça Guanabara
Ao todo foram quatro jogos pelo Estadual. Neste ano, pela sétima rodada, o Mengão triunfou, por 1 a 0. Em 2011 foram dois jogos, com um empate (1 a 1) e uma vitória rubro-negra (2 a 0). No ano passado, apenas um duelo pelo Estadual (0 a 0).
A invencibilidade do clube da Gávea aumenta se for considerado os duelos pelo Campeonato Brasileiro nesse período. De 2010 para cá foram cinco empates e uma vitória. Mas todos esses números já fazem parte do passado no aliviado Botafogo.