São Paulo - Para a alegria da torcida, a estreia da seleção anfitriã costuma ser positiva no futebol feminino do Pan-americano, segundo levantamento do Sr. Goool. Boa notícia para o Canadá que estreará, no próximo sábado, às 22 horas (horário de Brasília), contra o Equador, no Estádio Hamilton Pan Am Soccer, em Hamilton, pelo Grupo B.
Em compensação, o Brasil foi campeão nos jogos do Rio de Janeiro, em 2007. A Seleção Brasileira estreou com goleada, por 4 a 0, sobre o Uruguai. Já em 2011, nos Jogos de Guadalajara, o anfitrião México não passou de um empate sem gols contra o Chile. A Seleção Mexicana ficaria com a medalha de bronze no Pan-americano de quatro anos atrás.
No Pan de Toronto, o Grupo A do futebol feminino tem México, Colômbia, Argentina e Trinidad e Tobago. Enquanto isso, o anfitrião Canadá está no Grupo B ao lado de Brasil, Equador e Costa Rica.Entre as mulheres, a Seleção Norte-americana foi a primeira a ganhar o ouro. Mas o Brasil já acumula duas medalhas douradas, sendo a última em 2007, no Rio de Janeiro. O último campeão, porém, foi o Canadá. As brasileiras ainda têm uma prata, assim como os EUA. Enquanto isso, as canadenses acumulam uma prata e um bronze.
Regulamento:
O Pan-Americano 2015 será realizado no Canadá. As oito seleções foram divididas em dois grupos com quatro países cada. Dentro dos próprios grupos, as seleções se enfrentarão em jogos apenas de ida. As duas melhores seleções de cada grupo se classificarão para o mata-mata.
Nas semifinais, a 1ª colocada do Grupo A enfrentará a 2ª colocada do Grupo B. Na outra chave, a líder do Grupo B pegará a vice-líder do Grupo A. Os perdedores disputarão o 3º lugar, enquanto os vencedores das semifinais decidirão o título do Pan 2015.
Confira a estreia dos anfitriões no Pan-americano feminino:
*Anfitrião
1999
Canadá* 7 x 1 Trinidad e Tobago
2003
República Dominicana não disputou a categoria feminina
2007
Brasil* 4 x 0 Uruguai
2011
México* 0 x 0 Chile
2015
Canadá* x Equador