Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 10 de julho de 2015 às 09:58

Série D 2015 começa neste domingo sonhando com os públicos das primeiras temporadas

Nas últimas duas edições, Série D sequer atingiu a marca de mil testemunhas

da Redação -

São Paulo - O fenômeno está por todo o futebol brasileiro. Mas o problema se evidencia ainda mais na Série D do Campeonato Brasileiro. A última divisão nacional iniciará sua sétima edição, neste domingo, sonhando com os públicos das primeiras temporadas. O torcedor desapareceu das arquibancadas ao longo da Série D, como mostrará o Sr. Goool nesta sexta-feira. A edição 2015 da competição começará, neste sábado, com cobertura total do Sr. Goool. Tabela e simulador já estão disponíveis aos torcedores internautas.

O melhor ano da Série D fora de campo foi em 2011. Há quatro anos, a divisão foi encerrada com média de 3.280 pagantes. Para os padrões brasileiros e por se tratar da última divisão nacional, o dado é interessante. Ainda mais se comparada com as atuais edições da competição. Em 2011, a Série D teve o Santa Cruz como puxador de público. O Santinha conseguiu média de 36.916 torcedores - a maior do Brasil.

Na primeira edição da Série D, em 2009, a média geral chegou a 2.580 torcedores. Mais uma vez, o Santa Cruz se fez presente com 36.249 tricolores. O mesmo aconteceu em 2010, quando o clube pernambucano ostentou média de 30.243 fãs. Há cinco anos, a média da última divisão nacional voltou a superar a marca de 2.500 fanáticos (2.730).

O problema é que tais marcas não voltaram a se repetir. É verdade que a Série D ainda respirou, em 2012, com a média final de 2.333 pagantes. Naquela oportunidade, Sampaio Corrêa (19.247) e Remo (12.276) se dividiram entre os puxadores de público. Mas sem um clube que fizesse esse papel, a média da última divisão nacional voltou a cair.

 Série D do Brasileirão tem atraído cada vez menos torcedores e cada vez mais sobram espaços nas arquibancadas!DivulgaçãoSérie D do Brasileirão tem atraído cada vez menos torcedores e cada vez mais sobram espaços nas arquibancadas!
Em 2013, pela primeira vez, a Série D sequer conseguiu chegar a dois mil torcedores. A média final não passou de 1.832 testemunhas. Há dois anos, nenhum clube superou a marca de dez mil apaixonados. No ano passado, mesmo com a presença do Remo, a Série D - novamente - ficou sem um puxador de público. A média final até cresceu em relação a 2013, mas também foi decepcionante (1.897).

Mais uma temporada da Série D está por começar. Ao todo, 40 clubes tentarão o acesso. Outra chance para os torcedores mostrarem o verdadeiro amor a seus clubes e comparecerem aos estádios. A última divisão nacional pode ter se consolidado em campo, mas nas arquibancadas ainda falta muito. Cadê você, torcedor?

Mais da Série D...
Nesta temporada, nenhum dos seis campeões da divisão irá disputar a Série D. Vencedor do torneio em 2014, o Tombense jogará a Série C, assim como Botafogo, campeão em 2013, e Tupi, vencedor de 2011. O Sampaio Corrêa, campeão em 2012, está na Série B. Já Guarany, vencedor de 2010, e São Raimundo, campeão em 2009, não terão calendário no segundo semestre.

Caldense-MG, Colo Colo-BA, Comercial-MS, Duque de Caxias-RJ, Estanciano-SE, Foz do Iguaçu-PR, Imperatriz-MA, Inter de Lages-SC, Palmas-TO, Red Bull-SP, São Caetano-SP, Serra Talhada-PE, Serrano-BA e Ypiranga-RS vão debutar no torneio. O Metropolitano, por outro lado, é o recordista de participações entre os clubes de 2015 - seis vezes.

Treze, CRAC, São Caetano e Duque de Caxias disputarão a última divisão nacional após o rebaixamento na Série C 2014. São Caetano e Duque de Caxias, assim como o Serrano são os únicos clubes que estarão na Série D, mas não disputam a elite dos seus Estaduais. A Primeira Fase da Série D, com início marcado para 12 de julho, contará com grupos regionalizados para diminuir a distância das viagens e os gastos dos clubes.

Os Estados de Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo terão o maior número de representantes - três cada. Bahia, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul contarão com dois clubes cada, enquanto os outros Estados terão apenas um representante na última divisão nacional.

O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes da Série D. Tabela e simulador já estão no ar. O torcedor internauta ainda terá classificação interativa, estatísticas, curiosidades, ranking de público e renda e muito mais.

Regulamento:
Os 40 clubes serão divididos em oito grupos com cinco representantes cada. Dentro dos seus próprios grupos, os clubes jogarão em partidas de ida e volta. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão às oitavas de final. O mata-mata será definido em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C. Os finalistas ainda brigarão pelo título da Série D.