São Paulo - Eliminada ainda nas oitavas de final da Copa do Mundo de futebol feminino, a Seleção Brasileira tentará dar a volta por cima no Pan-americano. A estreia nos Jogos de Toronto, no Canadá, será neste sábado, às 19 horas (horário de Brasília), no Estádio Hamilton Pan Am Soccer, em Hamilton. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, o Brasil tem aproveitamento de 100% em estreias no futebol feminino do Pan.
Em 2003, as brasileiras golearam o Haiti, por 5 a 0. Naquela oportunidade, o Brasil conquistaria sua primeira medalha de ouro no Pan-americano. A segunda medalha dourada seria conquistada quatro anos depois. E mais uma vez, a Seleção Brasileira estreou com o pé direito no Pan de 2007 ao meter 4 a 0 no Uruguai.Na última edição dos Jogos, em 2011, as brasileiras venceram a eterna rival Argentina, por 2 a 0. No Pan de Guadalajara, porém, o Brasil ficou com a prata ao cair na final para o Canadá. Das quatro edições já realizadas, as brasileiras só não participaram de 1999 que aconteceu justamente no Canadá, mas diferentemente de 2015, os Jogos de 16 anos atrás ocorreram em Winnipeg.
Entre as mulheres, a Seleção Norte-americana foi a primeira a ganhar o ouro. Mas o Brasil já acumula duas medalhas douradas, sendo a última em 2007, no Rio de Janeiro. O último campeão, porém, foi o Canadá. As brasileiras ainda têm uma prata, assim como os EUA. Enquanto isso, as canadenses acumulam uma prata e um bronze.
Regulamento:
O Pan-Americano 2015 será realizado no Canadá. As oito seleções foram divididas em dois grupos com quatro países cada. Dentro dos próprios grupos, as seleções se enfrentarão em jogos apenas de ida. As duas melhores seleções de cada grupo se classificarão para o mata-mata.
Nas semifinais, a 1ª colocada do Grupo A enfrentará a 2ª colocada do Grupo B. Na outra chave, a líder do Grupo B pegará a vice-líder do Grupo A. Os perdedores disputarão o 3º lugar, enquanto os vencedores das semifinais decidirão o título do Pan 2015.