São Paulo - A Copa do Brasil é o segundo torneio mais importante do país. Além de ser campeão nacional, o vencedor ainda tem vaga garantida na Libertadores - maior competição da América do Sul. Mesmo com tantos atrativos, a Copa do Brasil não tem atraído os torcedores. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, a média do torneio nacional é inferior a apresentada pela Série B do Campeonato Brasileiro e está bem atrás da média da Série A.
Alguns podem argumentar que os principais jogos da Copa do Brasil serão a partir das oitavas de final. Mas as três fases iniciais do torneio contaram com times do quilates de Flamengo - dono da maior torcida do Brasil -, Palmeiras - responsável pela melhor média de público da elite nacional -, entre tantos outros clubes de massa como Grêmio, Bahia, Ceará, Paysandu e cia.
Mas após 122 jogos, a Copa do Brasil registra média de apenas 4.514 testemunhas. O público total é de 550.728 pagantes. Para se ter uma ideia, apenas um público superou a marca de 20 mil torcedores. O Palmeiras atuou contra o Sampaio Corrêa diante de 24.433 alviverdes. O público pode ser bom, mas a média do clube paulista no Brasileirão supera os 30 mil pagantes.Diferenças!
Os outros dois maiores públicos também contam com o Palmeiras em campo. O ASA recebeu o Verdão, em Londrina, perante 17.488 torcedores, enquanto o clube de São Paulo atuou contra o rival alagoano sob os olhares de 17.212 apaixonados. Ao todo, só 15 jogos tiveram públicos acima de dez mil torcedores. Por outro lado, 29 partidas receberam público inferior a mil fãs. O pior desempenho aconteceu na partida entre Piauí e Salgueiro - só 85 testemunhas.
Se a situação da Copa do Brasil perante a Série B já é ruim, fica ainda pior diante da Série A. A elite do Brasileirão, após 130 jogos, acumula média de 15.447 pagantes e público total de quase dois milhões (1.946.377). O São Paulo, que entrará na Copa do Brasil nas oitavas de final, é o responsável pelo melhor público do Brasileirão (59.482). O Brasileirão tem três públicos acima de 50 mil apaixonados.
Enquanto isso, em campo, a Copa do Brasil conhecerá todos os classificados às oitavas de final na próxima semana. Até aqui, Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Internacional, Ituano, Palmeiras e São Paulo já carimbaram o passaporte. A esperança é que o torneio nacional deslanche nas arquibancadas.