Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 21 de julho de 2015 às 17:00

Conheça os campeões de público do Brasileirão separados por Estados

Alviverdes, Rubro-negros, Alvinegros, Colorados e Tricolores fazem a festa nas arquibancadas

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro, Internacional, Atlético Paranaense e Joinville são os campeões de público dos seus Estados no Campeonato Brasileiro da Série A. O Sr. Goool só levou em conta os Estados com mais de um representante na elite. Por isso, Pernambuco e Goiás ficaram de fora. O grande destaque deste e de qualquer outro ranking de público na temporada 2015 é o Palmeiras.

O Verdão lidera com folga em qualquer situação. O clube paulista ostenta média de 33.278 pagantes. O Palmeiras tem larga vantagem em relação ao rival Corinthians, dono da maior torcida de São Paulo. O Timão ocupa a vice-liderança entre os paulistas, mas está no 3º lugar no ranking geral com média de 26.721 pagantes. O São Paulo é mais um clube do Estado a superar a marca de 20 mil apaixonados (21.191).

Já os outros clubes paulistas decepcionam nas arquibancadas. O Santos, um dos chamados grandes de São Paulo, tem a quarta melhor média de público entre os paulistas, mas está anos luz dos rivais. A média do Peixe é de 7.874 testemunhas, o que lhe dá o 16º lugar no geral. Pior faz a Ponte Preta, antepenúltima colocada no geral, com média de 7.219 fãs.

Todos os lugares!
Entre os cariocas, há clubes no alto, no meio e na rabeira. Responsável pela maior torcida do país, o Flamengo tem a melhor média do Rio de Janeiro (28.047). O Rubro-negro ocupa a vice-liderança no geral. Enquanto isso, o Fluminense aparece na 9ª posição com média de 17.591 pagantes. O desastre do Estado, por outro lado, é o Vasco, pior carioca no ranking de público. O Gigante da Colina apresenta média de 7.975 apaixonados, no 15º lugar no geral.

Em Minas Gerais, a posição dos rivais se inverteu e há duas explicações para a mudança. A primeira é a posição na classificação. Se no ano passado o Cruzeiro dava show em campo e nas arquibancadas, em 2015 é o Atlético que faz este papel. E a favor do Galo ainda está a sua volta ao Mineirão que tem dado público superior a 50 mil atleticanos. Não por acaso, o Alvinegro tem a melhor média de público de BH (25.646). Atual bicampeão nacional, a Raposa amarga o 11º lugar no geral com média de só 13.756 torcedores.

Já a rivalidade gaúcha é muito mais equilibrada. O Internacional, mesmo em situação inferior a do rival Grêmio na classificação, apresenta público melhor do que o Tricolor. O Colorado está na 6ª posição com média de 20.486 apaixonados, enquanto o Grêmio aparece um lugar abaixo com média de 18.829 fanáticos.

Lógica?
No Paraná, a liderança é do Atlético Paranaense. O Furacão, no geral, ocupa o 10º lugar com média de 16.388 pagantes. Se o Rubro-negro sonha com o G4, o rival Coritiba luta contra o rebaixamento. E o mau momento em campo acaba refletindo nas arquibancadas. O Coxa tem média modesta de 10.529 fãs.

Santa Catarina, entre os Estados com mais de um participante no Brasileirão, é o que tem números mais modestos. O Joinville é o rei catarinense. Mesmo na lanterna da Série A, o JEC mostra que tem uma torcida apaixonada. O clube do interior ostenta média de 11.104 pagantes, no 12º lugar no geral.

O Joinville é o único catarinense que supera a marca de dez mil torcedores. O Avaí aparece com média de 8.424 apaixonados, enquanto a Chapecoense tem média de 7.489 pagantes. A pior situação é do Figueirense, bicampeão catarinense. O Figueira amarga a vice-lanterna no geral com média de apenas 7.140 testemunhas. No geral, o Brasileirão apresenta média de 16.252 pagantes e público total de 2.210.266 torcedores.