Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 23 de julho de 2015 às 18:43

Copa do Brasil 2015 é a edição com mais clubes da Série A nas oitavas de final

Entre os 16 clubes que ainda lutam pelo título no torneio nacional, 13 são da elite do Brasileirão

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Copa do Brasil sempre começa sendo o torneio mais democrático do país. Mas acabou a democracia em 2015. Nunca houve tantos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro nas oitavas de final como na atual temporada. Neste levantamento, o Sr. Goool considerou apenas as três edições com o novo formato com 86 clubes e sete fases. Entre os 16 clubes que ainda lutam pelo título, 13 são da elite nacional.

Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e São Paulo garantiram presença nesta fase da competição por terem disputado a Libertadores. O Fluminense entrou direto nesta fase por ter terminado o Brasileirão 2014 com a melhor campanha tirando o quinteto do torneio sul-americano.

Além destes seis clubes, Coritiba, Figueirense, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos e Vasco também representarão a Série A nas oitavas de final. Todos estes clubes tiveram que disputar a Primeira, a Segunda e a Terceira fases da Copa do Brasil. Junta-se a estes 13 clubes, Ceará e Paysandu - representantes da Série B - e o Ituano - sem divisão no Brasileirão.

Os confrontos das oitavas de final serão definidos por sorteio. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá sortear os jogos em 4 de agosto. O pote 1 terá Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional e São Paulo, enquanto os outros oito clubes ficarão no pote 2. O sorteio prevê confrontos entre clubes do pote 1 e do pote 2.

 Coritiba eliminou a Ponte Preta e é um dos 13 clubes da Série A nas oitavas de final da Copa do Brasil!Coritiba / Site OficialCoritiba eliminou a Ponte Preta e é um dos 13 clubes da Série A nas oitavas de final da Copa do Brasil!
Passado...
Em 2013, na primeira edição do atual formato, a Copa do Brasil contou com 12 clubes da Série A nas oitavas de final. Naquela oportunidade, porém, havia representantes das quatro edições nacionais. O Palmeiras defendia a Série B, enquanto o Luverdense estava na Série C. Já Nacional e Salgueiro representaram a Série D.

Enquanto isso, em 2014, foram dez clubes da Série A. Mesmo tendo menos representantes da elite, a diversidade não foi maior. Afinal, houve cinco clubes da Série B e um sem divisão. O Santa Rita, de Alagoas, surpreendeu e se colocou entre os 16 melhores clubes da Copa do Brasil do ano passado.

Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com oito títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões com quatro títulos cada, um a mais do que Flamengo e Corinthians. O Palmeiras aparece com dois títulos. Já Atlético Mineiro - atual campeão -, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.

Confira a distribuição dos clubes da Copa do Brasil pelas divisões do Brasileirão:

2013

Série A

Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Santos e Vasco

Série B

Palmeiras

Série C

Luverdense

Série D

Nacional e Salgueiro

2014

Série A

Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos

Série B

ABC, América de Natal, Bragantino, Ceará e Vasco

Sem divisão

Santa Rita

2015

Série A

Atlético Mineiro, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco

Série B

Ceará e Paysandu

Sem divisão

Ituano