Portal Eventos
CONMEBOL Sul-Americana
Em 25 de julho de 2015 às 03:15

Brasil terá seu maior número de clubes alternativos na Copa Sul-americana

Dois estão fora da Série A do Brasileirão e três vão debutar no torneio sul-americano

da Redação -

São Paulo - O Brasil terá o maior número de clubes alternativos desde que a Copa Sul-americana adotou o atual formato em 2012. Na atual edição do torneio sul-americano, dois dos oito clubes brasileiros não estão na elite nacional. Sem falar que três vão debutar na Copa Sul-americana. Bahia e Brasília são os clubes que estão fora da Série A do Brasileirão.

O Tricolor baiano está na briga pelo acesso na Série B, enquanto o Brasília não tem calendário no segundo semestre. O clube do Distrito Federal garantiu vaga na Copa Sul-americana ao se sagrar campeão da Copa Verde em 2014. Antes de 2015, apenas em uma oportunidade o Brasil não foi representado em sua totalidade por clubes da elite.

Há dois anos, o Sport participou do segundo torneio mais importante da América do Sul mesmo estando na Série B. Em 2012 e 2014, por outro lado, todos os clubes brasileiros disputavam a Série A do Brasileirão. Na atual temporada há ainda três clubes novatos defendendo as cores verde e amarela.

Além do Brasília, Chapecoense e Joinville também farão a primeira participação no torneio sul-americano. A Chape pegará a Ponte Preta - vice-campeã em 2013 -, enquanto o JEC vai encarar o Atlético Paranaense. O duelo do Brasília será diante do Goiás - vice-campeão em 2010. Já Bahia e Sport farão o confronto nordestino. Todos estes jogos serão pela Segunda Fase.

 Chapecoense é um dos clubes brasileiros que irá debutar na Copa Sul-americana em 2015!Chapecoense / Site OficialChapecoense é um dos clubes brasileiros que irá debutar na Copa Sul-americana em 2015!
Novatos!
Em 2015, a Copa Sul-americana terá outros três clubes que vão debutar no torneio. O Sr. Goool, na última semana, contou todas as curiosidades do uruguaio Juventud - xará de clube brasileiro e fundado na véspera do Natal -, do paraguaio Sporting Luqueño - novato na Sul-americana, mas com participações na Libertadores - e do argentino Huracán - com "Gamarra" e "Di Stéfano" no elenco.

Na história da Copa Sul-americana, a Argentina ostenta o maior número de conquistas - sete. O Brasil aparece com duas, enquanto México, Chile, Equador e Peru têm uma cada. Em relação aos clubes, o Boca Juniors é maior vencedor com dois títulos. Todos os outros clubes River Plate - atual campeão -, Arsenal, Independiente, Lanús, LDU, São Paulo e Inter, também foram campeões San Lorenzo, Cienciano, Pachuca e Universidad de Chile somam um título cada.

Regulamento:

A disputa dos clubes pelo título da Copa Sul-americana e, consequentemente, vagas na Recopa - contra o campeão da Libertadores -, Copa Suruga - contra o campeão da Liga Japonesa - e Libertadores, começa com 32 clubes em sistema de mata-mata.

Os 16 classificados se enfrentarão, em jogos de ida e volta, para a definição dos oito classificados às oitavas de final. Enquanto isso, oito clubes brasileiros se enfrentam para definir quatro vagas. O mesmo acontece com seis clubes argentinos na briga por três vagas. O último garantido nas oitavas de final é o River Plate - campeão da Sul-americana em 2014.

Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis.

Confira os brasileiros na Segunda Fase do novo formato da Copa Sul-americana:

2012

Atlético Goianiense, Bahia, Botafogo, Coritiba, Figueirense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo

2013

Bahia, Coritiba, Criciúma, Náutico, Ponte Preta, Portuguesa, Sport e Vitória

2014

Bahia, Criciúma, Fluminense, Goiás, Internacional, São Paulo, Sport e Vitória

2015

Atlético Paranaense, Bahia, Brasília, Chapecoense, Goiás, Joinville, Ponte Preta e Sport