São Paulo - A Seleção Brasileira de futebol masculino sofreu mais um golpe. Não foi tão duro como o 7 a 1 na Copa do Mundo ou tão desastroso como a Copa América, mas ainda assim o Brasil colocou mais uma eliminação em sua história - fato que tem sido comum nos últimos anos. Mesmo com um jogador a mais durante a maior parte do tempo e com a vitória parcial, por 1 a 0, até os 40 minutos do 2º tempo, a Seleção Brasileira sofreu uma virada relâmpago - em dois minutos - do Uruguai (2 a 1) e foi eliminada nas semifinais do Pan-americano de Toronto, na última quinta-feira.
O último ouro ainda é mais distante. A Seleção Brasileira não sobe no lugar mais alto do pódio no Pan-americano desde 1987, em Indianápolis. Naquela oportunidade, o Brasil superou o Chile na prorrogação e obteve sua quarta medalha dourada. Antes, os brasileiros já haviam sido campeões em 1963, 1975 e 1979.
Com a eliminação nos Jogos de Toronto, no Canadá, o Brasil será obrigado a disputar o bronze. Esta será a primeira vez em que os brasileiros estarão na disputa do 3º lugar. É verdade que o Brasil já tem uma medalha de bronze, dos Jogos de 1983, mas naquela oportunidade houve um triangular e os brasileiros ficaram em último. Mesmo assim, levaram o bronze.
Com a derrota para os uruguaios, o Brasil vai para a disputa da medalha de bronze com duas vitórias, um empate e um tropeço, além de 12 gols a favor e seis contra.Campeões!
No futebol masculino, a Argentina é a maior vencedora do Pan-Americano com seis medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. México - atual campeão - e Brasil acumulam quatro ouros. O último ouro brasileiro foi em 1987.
Enquanto os mexicanos ainda têm três pratas e dois bronzes, os brasileiros aparecem com duas pratas e um bronze. EUA, Uruguai e Equador ostentam um ouro cada. Os norte-americanos somam dois bronzes, um a mais do que os uruguaios.