São Paulo - Se a Seleção Brasileira de futebol masculino tem dado mais decepção do que alegria aos torcedores, as mulheres do Brasil preenchem este espaço em grande estilo. Neste sábado, a Seleção Brasileira de futebol feminino venceu a Colômbia, por 4 a 0, com gols de Formiga, Maurine (olímpico), Andressa Alves e Fabiana, e conquistou a medalha de ouro no Pan-americano. Este é o terceiro título das brasileiras no torneio.
E a medalha dourada nos Jogos de Toronto foi obtida com aproveitamento de 100%. O Brasil passou por Canadá, Costa Rica e Equador na fase de grupos, além de ter vencido México nas semifinais e a Colômbia na decisão. Foram 20 gols a favor e só três contra.De fora do primeiro Pan, em 1999, o Brasil levou sua primeira medalha de ouro em 2003, em Santo Domingo, ao superar o Canadá na prorrogação. Em 2007, no Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira obteve o bi com goleada em cima dos EUA. Já no Pan de Guadalajara, em 2011, as brasileiras ficaram com a prata ao caírem diante das canadenses.Com este ouro, a Seleção Brasileira de futebol feminino está a apenas uma conquista dos homens. Os meninos, na seca há 28 anos, foram quatro vezes campeões do Pan (1963, 1975, 1979 e 1987). Nos Jogos de Toronto, porém, os brasileiros ficaram fora da final tendo que se contentar com o bronze ao superarem o Panamá.
De volta ao futebol feminino do Pan, a Colômbia - apesar da derrota - conquistou sua primeira medalha. O melhor resultado das colombianas havia sido em 2011, quando a seleção sul-americana acabou em 4º lugar ao perder para o México. Agora, elas podem comemorar a prata.
No geral, o Canadá ostenta um ouro, uma prata e um bronze, enquanto as norte-americanas têm um ouro e uma prata. Já o México acumula duas pratas e três bronzes. A Costa Rica, por sua vez, tem um bronze.