São Paulo - A Seleção Uruguaia proporcionou dois momentos amargos para o Brasil durante o Pan-americano 2015. Os rivais uruguaios - com uma virada relâmpago - eliminaram os brasileiros nas semifinais do futebol masculino e, ao se sagrarem campeões dos Jogos de Toronto, ainda deixaram a Seleção Brasileira com o maior jejum de títulos no torneio.
A Seleção Brasileira, medalha de bronze nos Jogos de Toronto, não conquista o ouro desde 1987, no Pan de Indianápolis. Naquela oportunidade, o Brasil superou o Chile na prorrogação e conquistou seu quarto título no torneio. Se o jejum dos brasileiros já dura 28 anos, dos EUA é de 24.
A Seleção Norte-americana foi ouro na edição seguinte do Pan, em 1991, em Havana. A partir deste momento, os jejuns não são tão homéricos. A Argentina é a recordista de ouros no futebol masculino do Pan (6), sendo o último em 2003, em Santo Domingo. O Equador foi campeão pela primeira e única vez em 2007, no Rio de Janeiro. Já o México tem como sua derradeira conquista o pódio de 2011, em Guadalajara.Campeões!
No futebol masculino, a Argentina é a maior vencedora do Pan-Americano com seis medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze. México e Brasil acumulam quatro ouros. O último ouro brasileiro foi em 1987.
Enquanto os mexicanos ainda têm três pratas e dois bronzes, os brasileiros aparecem com duas pratas e dois bronzes. Agora, o Uruguai acumula dois ouros, enquanto EUA e Equador ostentam um ouro cada. Os norte-americanos somam dois bronzes, um a mais do que os uruguaios.