São Paulo - O River Plate, se depender do retrospecto, tem tudo para sair com um bom resultado do Estádio Universitario, em Victoria, nesta quarta-feira, diante do Tigres pela partida de ida na final da Libertadores. Nas duas vezes em que os mexicanos estiveram na decisão do torneio sul-americano amargaram derrotas para Internacional e Boca Juniors, que se sagrariam campeões.
O Boca Juniors, em 2001, bateu o Cruz Azul, por 1 a 0, no Estádio Azteca, na Cidade do México. Os mexicanos devolveram o placar na Argentina, mas perderam o título nos pênaltis (3 a 1). Já o Internacional não deu chances ao Chivas Guadalajara e venceu as duas partidas da decisão. No Estádio Omnilife, em Guadalajara, o Colorado meteu 2 a 1 nos mexicanos. Na volta, o triunfo, por 3 a 2, no Beira-Rio, em Porto Alegre, garantiu mais um título para os brasileiros.Agora, é a vez do River Plate tentar a sorte no México. Mas apesar do bom histórico, os hermanos não terão vida fácil. Para começar, o clube argentino naufragou em sua primeira chance ao tentar derrotar o Tigres diante de sua torcida. Os rivais se enfrentaram pela fase de grupos e empataram, por 2 a 2.
O River Plate, por sua vez, fora de casa, tem aproveitamento de apenas 40%, contra 51,5% no geral. São quatro triunfos (três em casa e um fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e duas derrotas (uma diante da torcida e outra fora), além de 15 gols a favor (oito em seus domínios e sete fora) e nove contra (três em casa e seis fora).
Nesta quarta-feira, às 22 horas (horário de Brasília), o Tigres tentará dar o primeiro passo rumo ao inédito título. Enquanto isso, o River Plate - que voltou à final da Libertadores após 19 anos - buscará sua terceira conquista (1986 e 1996).Campeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.