Rio de Janeiro - O Botafogo pode ter vivido altos e baixos na Série B do Campeonato Brasileiro, mas sempre se postou como favorito ao acesso. Mas mesmo com a boa campanha - hoje, segue na liderança -, o Glorioso não tem conquistado bons públicos. Vide o jogo contra o Criciúma, na última terça-feira, pela 15ª rodada (4.733) - apenas o quinto maior da rodada. Aliás, segundo levantamento do Sr. Goool, o clube carioca é mais requisitado quando atua como visitante do que em sua posição de mandante.
No mesmo Estado de São Paulo, o Bragantino contou com 1.356 pagantes contra o Botafogo. Este é o único público do Braga acima de mil testemunhas. O Atlético Goianiense, por sua vez, tem média modesta de 1.845 torcedores no segundo escalão nacional. Mas contra o Botafogo o público subiu para 7.822 pagantes. Até o lanterna Ceará se beneficiou com a visita dos cariocas (37.692) - maior público da Série B.
Abaixo!
As únicas exceções foram Paysandu e Paraná. A dupla até teve bons públicos contra o Fogão, mas não foram os melhores de suas campanhas. O Papão recebeu 18.356 bicolores contra o rival do Rio de Janeiro, na estreia da Série B. Este é o quarto maior público dos paraenses. Já o Paraná teve público de 3.220 apaixonados contra o Glorioso, seu terceiro melhor público.
Mas realidade é outra quando o Botafogo vê os próprios públicos na Série B. Para começar, o clube carioca amarga a modesta 8ª posição no ranking de pagantes com média de 7.104 torcedores. Em sete jogos ao lado da torcida, o Fogão sequer levou 50 mil apaixonados aos estádios (49.727). Sem falar que o maior público do clube carioca é de 10.600 torcedores contra o CRB. Este, por sinal, é o único público do Bota acima de dez mil fãs. O pior aconteceu contra o Boa Esporte - apenas 4.442 torcedores.
O baixo público do Botafogo na Série B fica ainda mais evidente ao analisar a média geral do clube na temporada 2015 (10.908). Até mesmo durante o Campeonato Carioca o Botafogo conseguiu públicos mais expressivos do que em relação a Série B. Os maiores aconteceram em clássicos. O melhor foi diante do Vasco (58.446). Realidade bem diferente da enfrentada ao longo da caminhada pelo acesso. Cadê a torcida?