Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 04 de agosto de 2015 às 17:05

River Plate venceu todos os jogos como mandante em finais da Libertadores

Clube argentino brigará pelo título da edição 2015 com o Tigres na próxima quarta-feira

da Redação -

São Paulo - O River Plate, após empatar sem gols, no México, contra o Tigres, precisa de uma simples vitória, nesta quarta-feira, às 22 horas (horário de Brasília), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, para conquistar o título da Libertadores. Segundo levantamento do Sr. Goool, o clube hermano tem histórico favorável para dar mais uma volta olímpica no torneio mais importante da América do Sul.

 River Plate precisa de uma vitória simples sobre o Tigres para conquistar seu terceiro título na Libertadores!Prensa / River PlateRiver Plate precisa de uma vitória simples sobre o Tigres para conquistar seu terceiro título na Libertadores!
Nas quatro vezes em que esteve na decisão da Libertadores, o River Plate venceu os quatro jogos das finais como mandante. O Millonarios - como o River é conhecido por sua torcida - esteve pela última vez na decisão da Libertadores em 1996. Mesmo tendo perdido o jogo de ida, na Colômbia, por 1 a 0, o River Plate meteu 2 a 0 no América de Cáli, em casa, e deu a volta olímpica.

Dez anos antes, diante do mesmo rival, o clube argentino também conquistou a Libertadores com vitória no Monumental de Núñez (1 a 0). Na Colômbia, o River já havia vencido o América (2 a 1). Até mesmo quando amargou o vice-campeonato, o River Plate fez o dever de casa.

Em 1976, foram necessários três jogos para decidir o campeão. O Cruzeiro venceu o primeiro (4 a 1), enquanto o River Plate fez a festa da sua torcida (2 a 1). No jogo desempate, no Chile, deu Raposa (3 a 2). Situação parecida aconteceu em 1966. Após perder no Uruguai, por 2 a 0, o River Plate bateu o Peñarol, em casa, por 3 a 2. No Chile, porém, os uruguaios levaram a taça com o triunfo, por 4 a 2.

Campanha!
Na atual temporada, o River Plate ostenta aproveitamento de 50% na Libertadores. O desempenho como mandante sobe para 61,1%. São quatro vitórias (três em casa e uma fora), seis empates (dois como mandante e quatro como visitante) e duas derrotas (uma diante da torcida e outra fora), além de 15 gols a favor e nove contra.

O Tigres, que também precisa de apenas uma vitória simples para ser campeão, tem aproveitamento de 64,1%. Como visitante, o desempenho cai para 55,6%. São sete triunfos (quatro em casa e três fora), quatro empates (três como mandante e um como visitante) e duas derrotas longe da torcida, além de 25 gols a favor e 13 contra.

Além do 0 a 0 no duelo de ida da decisão, River Plate e Tigres empataram outras duas vezes pela fase de grupos (1 a 1 na Argentina e 2 a 2 no México). Na quarta-feira, caso tenha nova igualdade - independentemente do placar com gols ou sem - a decisão irá para a prorrogação e, se persistir o empate, pênaltis.

Campeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.