Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 07 de agosto de 2015 às 03:56

River Plate encerra jejum, mas outros campeões amargam seca na Libertadores

Campeão pela terceira vez, River Plate acabou com a fila de 19 anos sem título no torneio

da Redação -

São Paulo - O River Plate, na última quarta-feira, superou o Tigres, por 3 a 0, em Buenos Aires, na Argentina, e encerrou jejum de 19 anos sem título na Libertadores. Se o clube hermano saiu desta ingrata lista, outros rivais seguem na seca. Nesta sexta-feira, o Sr. Goool apresentará os jejuns de conquistas de todos os campeões do torneio mais importante da América do Sul.

Em 2015, o River Plate conquistou seu terceiro título. Os dois primeiros foram contra o América de Cáli, em 1986 e 1996. Na atual temporada, o clube hermano teve cinco vitórias (quatro em casa e uma fora), seis empates (dois como mandante e quatro como visitante) e duas derrotas (uma diante da torcida e outra fora), além de 18 gols a favor e nove contra. Aproveitamento de 53,8%.

 River Plate voltou a conquistar a Libertadores e deixou a lista dos campeões com jejum de título!Prensa / River PlateRiver Plate voltou a conquistar a Libertadores e deixou a lista dos campeões com jejum de título!
O River Plate pode ter tirado um peso de 19 anos das costas, mas o Racing, também da Argentina, segue com seu karma. O clube hermano detém o maior jejum de título na Libertadores - 48 anos. Sua única conquista foi em 1967. Enquanto isso, o Flamengo tem a maior seca entre os brasileiros.

O jejum rubro-negro de 34 anos só está atrás da falta de título do Racing. A única conquista flamenguista foi em 1981. Maior campeão do torneio sul-americano com sete conquistas, o Independiente tem o terceiro maior jejum (31 anos). Logo atrás aparece o Argentinos Jrs. com 30 anos.

Ao todo, 16 clubes ostentam jejum de dez ou mais anos sem títulos na Libertadores. Maior campeão do Uruguai e terceiro no geral, o Peñarol está na seca desde 1987. Também do Uruguai, o Nacional não dá volta olímpica há 27 anos, um a mais do que o colombiano Atlético Nacional.

O chileno Colo Colo (24 anos) e o argentino Vélez Sarsfield (21 anos) são outros clubes com longos períodos na fila. Em relação aos brasileiros, Grêmio, Cruzeiro, Vasco e Palmeiras também sofrem. O Tricolor gaúcho já está há duas décadas sem título, enquanto os outros três brasucas se aproximam ano a ano.

Campeões!
A Argentina, agora, com 24 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e, agora, River Plate, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.

Confira o jejum de títulos dos campeões da Libertadores:

Racing-ARG - 48 anos

Flamengo - 34 anos

Independiente-ARG - 31 anos

Argentinos Jrs-ARG - 30 anos

Peñarol-URU - 28 anos

Nacional-URU - 27 anos

Atlético Nacional-COL - 26 anos

Colo Colo-CHI - 24 anos

Vélez Sarsfield-ARG - 21 anos

Grêmio - 20 anos

Cruzeiro - 18 anos

Vasco - 17 anos

Palmeiras - 16 anos

Olímpia-PAR - 13 anos

Once Caldas-COL - 11 anos

São Paulo - 10 anos

Boca Juniors-ARG - 8 anos

LDU-EQU - 7 anos

Estudiantes-ARG - 6 anos

Internacional - 5 anos

Santos - 4 anos

Corinthians - 3 anos

Atlético Mineiro - 2 anos

San Lorenzo-ARG - 1 ano