São Paulo - O River Plate encerrou jejum de 19 anos sem título na Libertadores ao superar o Tigres, por 3 a 0, na última quarta-feira. Mas o clube argentino precisa tomar cuidado no Mundial de Clubes. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, os algozes de rivais mexicanos tropeçaram no torneio mais importante de clubes.
O Internacional foi outro que sofreu com a uruca mexicana. Na Libertadores, o Colorado superou sem dificuldades o Chivas Guadalajara. No Mundial de Clubes, porém, o clube brasileiro passou vergonha. O Inter foi eliminado nas semifinais pelo inexpressivo Mazembe, da República Democrática do Congo.
Agora, chegou a vez do River Plate. Atual campeão da Copa Sul-americana, da Recopa e da Libertadores, o representante argentino tentará o título no Mundial de Clubes. Se nenhuma zebra aparecer pelo caminho, o campeão do torneio mais importante da América do Sul enfrentará o Barcelona, vencedor da UEFA Champions League, na decisão.
Nas duas vezes em que esteve no Mundial de Clubes, o River amargou o vice, em 1996, com a derrota para a Juventus, da Itália, mas foi campeão, em 1986, em cima do Steaua Bucareste, da Romênia.
Campeões!
Em relação aos clubes, porém, a Europa conta com o líder, ou melhor, agora, com os líderes. O Milan contabiliza quatro títulos e foi alcançado pelo Real Madrid. Bayern de Munique, Internazionale, São Paulo, Boca Juniors, Nacional e Peñarol ostentam três títulos cada.
Corinthians, Barcelona, Manchester United, Porto, Juventus, Ajax, Independiente e Santos têm duas conquistas cada. A lista com um título engloba Internacional, Borussia Dortmund, Vélez Sarsfield, Estrela Vermelha, River Plate, Grêmio, Flamengo, Olímpia, Atlético de Madrid, Feyenoord, Estudiantes e Racing Club.