São Paulo - Barcelona e Sevilla fizeram um jogo digno dos atuais campeões da UEFA Champions League e da UEFA Europa League. Nesta terça-feira, no Estádio Boris Paichadze National, em Tbilisi, na Geórgia, os rivais empataram, por 4 a 4, no tempo normal e o Barça só conseguiu superar o rival espanhol com gol de Pedro a cinco minutos do final da prorrogação. Este foi o quinto título catalão na Supercopa da UEFA.
No tempo normal, Messi - sempre ele - anotou dois gols de falta, aos 7 e aos 16 minutos do 1º tempo. Rafinha, aos 44 minutos da primeira etapa, também deixou sua marca, assim como Suárez, aos 7 minutos do 2º tempo. Já pelo lado do Sevilla, Banega, de falta, aos 3 minutos do 1º tempo, Reyes, aos 12 minutos, Gameiro, de pênalti, aos 27 minutos, e Konoplyanka, aos 36 minutos do 2º tempo, fizeram para os vice-campeões. Com o título, os catalães deram o troco no rival Sevilla e ainda se tornaram os maiores vencedores do torneio.
Mas desde aquela partida, tudo ficou diferente para a dupla. O Sevilla, por exemplo, bateu na trave em 2007 e 2014. O Barcelona, por sua vez, garantiu os títulos de 2009 e 2011. Se na temporada passada, o Barça foi campeão da La Liga, Copa do Rei e UEFA Champions League, agora, o clube catalão já começa o novo ano com título na Supercopa da UEFA.
História!
O Barça faturou o título em 2009 e, na temporada seguinte, o clube catalão passou o troféu para o Atlético de Madrid. Em 2011, o Barcelona voltou a ganhar a Supercopada UEFA. O Atlético de Madrid não deixou por menos e faturou o torneio em 2012. Além da Espanha, só outros dois países têm dobradinha na Supercopa da UEFA.
O Ajax é o único bicampeão do torneio. O clube garantiu a dobradinha para a Holanda em 1972 e 1973. Já na década de 90, a Itália marcou presença. Os italianos faturaram o torneio com o Parma, em 1993, e na temporada seguinte a festa foi do Milan.
A Supercopa da UEFA, então chamada de Supertaça Europeia, foi criada em 1972. Antes de assumir a atual definição, o torneio ainda passou a ser chamado de Supertaça da UEFA, em 1995. Entre 1972 e 1997, o campeão do terceiro torneio mais importante da Europa era definido em duas partidas. Mas a partir de 1998, o campeão foi proclamado após um só jogo.
Campeões!
Já a lista dos clubes com um título tem Porto, Bayern de Munique, Manchester United, Chelsea, Dynamo Kyiv, Nottingham Forest, Sevilla, Aston Villa, Aberdeen, Steaua Bucharest, Mechelen, Parma, Lazio, Galatasaray e Zenit.
Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista, agora, com 12 conquistas. Os italianos somam nove títulos, dois a mais do que os ingleses. Holanda e Bélgica foram três vezes campeões cada. Enquanto isso, Alemanha, Portugal, União Soviética, Rússia, Romênia, Escócia e Turquia aparecem com um título cada.