Portal Eventos
Mineiro Módulo I
Em 07 de março de 2013 às 09:19

Ipatinga foi o último clube do interior a conquistar o Campeonato Mineiro

No geral, o Galo é o maior campeão de Minas Gerais com 41 conquistas, contra 36 do Cruzeiro

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Minas Gerais - O Campeonato Mineiro é outro Estadual que não dá chances aos clubes do interior. O Ipatinga, que hoje mudou de nome e passou a ter sede em Betim, foi o último clube fora de Belo Horizonte a conquistar o Estadual de Minas Gerais. O Betim disputa, em 2013, o Módulo II do Campeonato Mineiro.

Em 2005, o Ipatinga se classificou na vice-liderança, com 24 pontos - dois a menos do que o líder Cruzeiro. Na semifinal, o Tigre eliminou o URT. A decisão foi contra o Cruzeiro, algoz do Atlético Mineiro na semifinal. Na primeira partida, no Ipatingão, os rivais empataram, por 1 a 1. O título foi obtido com a vitória, por 2 a 1, em pleno Mineirão.

Mas de lá para cá, os chamados grandes da capital, Cruzeiro e Atlético se revezaram na conquista do Estadual. Enquanto a Raposa venceu em quatro oportunidades (2006, 2008, 2009 e 2011), o Atlético - atual campeão - faturou o título três vezes (2007, 2010 e 2012).

No geral, o Galo é o maior campeão de Minas Gerais com 41 conquistas. O Cruzeiro aparece na segunda colocação com 36 títulos. Também de BH, o América ostenta 15 conquistas. O melhor clube do interior é o Villa Nova, de Nova Lima, com cinco títulos. O Siderúrgica, de Sabará, tem duas conquistas, contra uma do Ipatinga e outra da Caldense, de Poços de Caldas.

Em 2013, a capital volta a mostrar força. O Cruzeiro lidera com dez pontos - um a mais que o Atlético Mineiro. Apenas o terceiro colocado - Villa Nova, com oito pontos - representa o interior. A quarta colocação está com o América Mineiro. Após jogos de ida, os quatro melhores colocados se classificarão para as semifinais.