São Paulo - Encerrar o turno do Campeonato Brasileiro da Série A na zona de rebaixamento é quase uma sentença nos pontos corridos. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, dos 36 clubes que amargaram as últimas quatro colocações na 19ª rodada de 2006 para cá, 24 foram degolados. Na atual temporada, Joinville, Goiás, Coritiba e Vasco fecharão o turno na zona do descenso.
Palmeiras, Atlético Goianiense, Sport e Figueirense não conseguiram reagir nas últimas 19 partidas e passaram - pelo menos - uma temporada na Série B. Em 2014, a lista também foi grande. Criciúma, Bahia e Vitória não tiveram êxito na luta do descenso. Do quarteto que fechou o turno na zona do medo, só o Coritiba conseguiu escapar.
Em 2009 (Santo André, Náutico e Sport), 2011 (Atlético Paranaense, Avaí e América Mineiro) e 2013 (Portuguesa, Ponte Preta e Náutico) três clubes também foram sentenciados após figurarem entre os quatro piores colocados na primeira parte do Nacional.
Em todas as nove edições analisadas pelo Sr. Goool, ao menos, dois clubes - ou a metade - foram rebaixados no Brasileirão após terminarem o 1º turno na zona de rebaixamento. Que Joinville, Goiás, Coritiba e Vasco comecem a se movimentar agora, ou até a Série B 2016.
Confira os clubes que estavam na zona de rebaixamento durante a 19ª rodada do Brasileirão:*Rebaixados
2006
Botafogo, Corinthians, Fortaleza* e Santa Cruz*
2007
Atlético Paranaense, Náutico, Juventude* e América de Natal*
2008
Vasco*, Santos, Fluminense e Ipatinga*
2009
Santo André*, Náutico*, Fluminense e Sport*
2010
Atlético Mineiro, Atlético Goianiense, Grêmio Prudente* e Goiás*
2011
Atlético Paranaense*, Avaí*, Atlético Mineiro e América Mineiro*
2012
Palmeiras*, Atlético Goianiense*, Sport* e Figueirense*
2013
São Paulo, Portuguesa*, Ponte Preta* e Náutico*
2014
Criciúma*, Coritiba, Bahia* e Vitória*
2015
Joinville, Goiás, Coritiba e Vasco