Rio de Janeiro - O Maracanã, estádio mais emblemático do Brasil, superou a média de 70 mil pagantes ao longo da Copa do Mundo. Se o Maraca ainda é atração para os gringos, para os brasileiros perdeu um pouco do charme após as seguidas reformas. Junta-se isso ao desempenho fraco dos cariocas dentro das quatro linhas e o Maracanã, segundo levantamento do Sr. Goool, tem apenas a quinta melhor média de público das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. (Clique na imagem abaixo e escolha a aba "Estádios" para ter o ranking completo!)
Em 21 partidas - é o estádio com o maior número de jogos das quatro divisões nacionais -, o Maracanã ostenta média de 23.711 pagantes. Juntos, Flamengo, Fluminense e Vasco arrastaram quase 500 mil torcedores ao palco da final da Copa do Mundo (497.932). O Maraca fica atrás de outros estádios do Mundial 2014.O melhor desempenho, neste quesito, é da Arena Corinthians. O estádio que abriu a Copa do Mundo ostenta média de 29.773 alvinegros. Ao contrário do Maracanã, a Arena Corinthians só recebe jogos do Timão. Enquanto isso, a Arena Pernambuco, com as partidas do Sport, tem média de 27.447 torcedores.
No ranking de estádios das Séries A, B, C e D há ainda a Arena Pernambuco com jogos de Náutico e Santa Cruz no segundo escalão nacional. Levando em conta os duelos da Série B, o estádio pernambucano aparece com média modesta de 6.624 fãs, no 34º lugar.
De volta a parte superior, o Mineirão é outro estádio que supera o Maracanã. A média de público de Atlético e Cruzeiro na casa de Belo Horizonte chega a 26.953 apaixonados. O Brasileirão ainda teve jogos no Beira-Rio (18.622), Arena da Baixada (17.578), Mané Garrincha (13.885) e Arena Pantanal (11.353).
Mesmo referendados com jogos da Copa do Mundo, todos estes estádios perdem para o Allianz Parque. O estádio do Palmeiras está soberano no ranking de público do Sr. Goool com média de 34.276 pagantes. Assim como a Arena Corinthians, o Beira-Rio e a Arena da Baixada, o Allianz Parque só recebe partidas do dono da casa, neste caso, o Palmeiras.Dá para salvar?
Deixando o ambiente da Série A, o estádio com melhor média de público é o Castelão. O estádio cearense ocupa a 8ª colocação com média de 21.166 pagantes. Marca relacionada a jogos da Série B. O Castelão, com jogos da Série C, tem média de 11.107 apaixonados.
Ao longo do ranking há outros estádios da Copa do Mundo. A Arena Fonte Nova aparece em 10º lugar com média de 19.103 torcedores. O Mané Garrincha, com jogos da Série B, tem média de 7.822 pagantes. Enquanto isso, a Arena da Amazônia ocupa o 32º lugar - a frente de São Januário, por exemplo -, com média de 6.909 fanáticos.
A marca do Mané Garrincha, com jogos da Série D, é de apenas 3.557 fãs. Logo atrás, no 46º lugar, está a Arena das Dunas (3.240). Por fim, a Arena Pantanal - com jogos da Série B - apresenta média de 2.023 testemunhas, com partidas da Série C tem média de mil torcedores e com confrontos da Série D só 792 pagantes. Estádios ou Elefantes?