Rio Grande do Sul - A Série C do Campeonato Brasileiro, em 2009, adotou o formato com 20 clubes. Desde então, apenas Águia e Caxias estiveram em todas as edições do terceiro escalão nacional, segundo levantamento do Sr. Goool. Mas quis o destino colocar a dupla em situação nada favorável na atual temporada. Paraenses e gaúchos estão sem vencer, em 2015, amargam a lanterna de seus grupos e aparecem cada vez mais próximos da Série D.
E é justamente o saldo negativo de nove tentos que deixa o Caxias como o pior clube da Série C. Afinal, o Águia tem campanha parecida a do rival, mas o saldo negativo é de oito gols. Lanterna do Grupo A, o clube paraense - também na 2ª divisão do Estadual - ostenta seis empates (quatro em casa e dois fora) e seis derrotas (duas como mandante e quatro como visitante), além de nove gols a favor e 17 contra.
O Águia está a um ponto do vice-lanterna Icasa e a cinco pontos do Cuiabá, primeiro rival fora da zona do descenso. Já o Caxias tem a mesma pontuação do Guaratinguetá, penúltimo colocado, e está a quatro pontos do Madureira, primeiro adversário fora da zona de rebaixamento. A dupla terá mais seis jogos para escapar da queda.O Águia voltará a campo no domingo, às 16 horas, para encarar o Confiança no Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá, pela 13ª rodada. No mesmo dia, mas às 19 horas, o Caxias desafiará o líder Brasil no Estádio Bento de Freitas, em Pelotas.Lembra?
Águia e Caxias estão desde o início na nova Série C. A caminhada do representante gaúcho, em 2009, terminou na 5ª colocação - eliminado nas quartas de final pelo Guaratinguetá -, enquanto o Águia foi eliminado ainda na Primeira Fase. Em 2010, foi a vez dos gaúchos caírem ainda na fase de grupos, enquanto o Águia ficou nas quartas de final diante do ABC.
Pior aconteceu em 2011, quando Caxias e Águia caíram na fase de grupos. O mesmo aconteceu em 2012, quando o clube do Pará conseguiu escapar do rebaixamento e o Caxias ficou a dois pontos da classificação para o mata-mata. Há dois anos, o Águia voltou a ser eliminado na Primeira Fase e o Caxias parou no Luverdense nas quartas de final. Por fim, em 2014, a dupla já dava sinais de queda. O Águia escapou do descenso por um ponto, assim como o Caxias.