Portal Eventos
Notícias
Em 07 de março de 2013 às 14:12

Clubes que conquistaram o acesso sofrem para se adaptarem à elite estadual

Quatro clubes que subiram em 2012 já foram rebaixados nos Estaduais deste ano

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio Grande do Sul - Apreensão! Nervosismo! Ansiedade! São alguns sentimentos daquele que entra em um cenário desconhecido. O indivíduo fica isolado do restante da turma. Comportamento normal em muitas atividades e o mesmo também acontece com os clubes que acabaram de conquistar o acesso, ainda mais se for para a elite do futebol.

Neste início de temporada 2013, poucos clubes que subiram para a elite estadual têm se dado bem em campo. Esportivo e Paragominas são algumas das exceções. O clube gaúcho mostrou a força do interior e só caiu na semifinal perante ao Internacional. O Paragominas também chegou a fase anterior à final, quando foi eliminado pelo Remo que se tornaria vice-campeão paraense.

Enquanto isso, o Botafogo tenta se equilibrar no meio da balança até domingo, quando saberá se vai se classificar ou amargar o rebaixamento. Em caso de vitória - e só com triunfo - sobre o Serrano, o Bota passará de fase. Caso contrário, o clube terá que secar os rivais para não ser rebaixado.

Outros três clubes ainda estão no começo de seus Estaduais, mas até aqui vêm fazendo bom papel. Novoperário-MS, Barras-PI e Araguaína-TO estão na zona de classificação. Por outro lado, a situação é bem amarga para a maioria dos novatos na elite estadual.

Maracanã e São Benedito, por exemplo, foram rebaixados no Campeonato Cearense. União e Comercial estão no Torneio da Morte e terão que lutar contra a degola no Estadual de Alagoas. Em Goiás, os rivais Anápolis e Grêmio Anápolis, hoje, lutam contra o descenso.

O mesmo acontece com Cacerense e o virtual degolado Sinop no Campeonato Mato-grossense. O Sinop, aliás, é um dos piores clubes do Brasil, com aproveitamento de só 3,7%. O clube conquistou apenas um ponto em nove jogos. Cruzeiro, na Paraíba, e Potyguar, no Rio Grande do Norte, também foram rebaixados.