São Paulo - A Primeira Fase da Série C do Campeonato Brasileiro está na reta final. Restam apenas cinco rodadas para a definição dos classificados às quartas de final, assim como dos rebaixados à Série D. Sem falar que, nestes últimos cinco jogos, ainda dará tempo de recordes na pontuação do líder e também do lanterna.
Águia e Guaratinguetá somam só seis pontos, na lanterna dos dois grupos. A dupla tenta não igualar a façanha do Rio Branco, em 2013. O clube do Acre fechou aquela edição da Série C na lanterna do Grupo A com apenas seis pontos. Foram duas vitórias e 18 derrotas. Aproveitamento de apenas 10%.
Há dois anos, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi obrigada a colocar o Rio Branco na Série C. Por isso, a edição 2013 teve 21 clubes e o Grupo A contou com 11 representantes.
No ano passado, a pior campanha foi do Duque de Caxias. Foram apenas sete pontos e aproveitamento de 13%. O Duque de Caxias obteve uma vitória, quatro empates e 13 derrotas. Já em 2012, os piores clubes foram Guarany e Tupi - ambos anotaram 14 pontos.
Confira a melhor e a pior campanha da Primeira Fase na Série C:2012
Melhor: Fortaleza - 39 pontos
Pior: Guarany e Tupi - 14 pontos
2013
Melhor: Santa Cruz e Luverdense - 34 pontos
Pior: Rio Branco - 6 pontos
2014
Melhor: Fortaleza - 35 pontos
Pior: Duque de Caxias - 7 pontos