Minas Gerais - A terceira rodada da Segunda Fase na Libertadores foi encerrada oficialmente, nesta quinta-feira. Dos 32 clubes em disputa, apenas Atlético Mineiro e Tijuana-MEX ainda ostentam aproveitamento de 100% e lideram os Grupos 3 e 5, respectivamente.
O Galo chegou aos nove pontos ao vencer o The Strongest-BOL, por 2 a 1, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Jô e Ronaldinho Gaúcho - de pênalti - anotaram os tentos mineiros. Melgar fez para os bolivianos.A façanha do Tijuana é ainda maior. Clube novo e que estreia na Libertadores, o Tijuana encerrou a invencibilidade de 16 jogos do atual campeão Corinthians. Com o triunfo, por 1 a 0, na quarta-feira, os mexicanos alcançaram os nove pontos no Grupo 5 e colocaram um pé na próxima fase.
As oitavas-de-final, aliás, só não teria o Palmeiras dos seis clubes brasileiros. O Verdão é o único, neste momento, que se encontra fora da primeira e da segunda colocação. Outro que rodaria seria o Boca Juniors - derrotado, nesta quinta, pela Nacional, em casa, por 1 a 0.
No Grupo 1, Nacional-URU e Toluca-MEX estão na zona de classificação, assim como Libertad-PAR e Sporting Cristal-PER no Grupo 2, o mesmo do Palmeiras. O Grupo 3, apesar do tropeço do São Paulo - empate, por 1 a 1, com o lanterna Arsenal, em pleno Morumbi - classificaria Atlético Mineiro e o clube paulista.
Vélez Sarsfield-ARG e Peñarol-URU estariam classificados no Grupo 4, assim como Tijuana e Corinthians no Grupo 5. Pelo Grupo 6, Real Garcilaso-PER e Santa Fe-COL passariam de fase. Os últimos quatro que iriam carimbar o passaporte seriam Universidad Chile-CHI e Olímpia-PAR no Grupo 7, além de Fluminense e Grêmio no Grupo 8.
Campeões!
A Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG. Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Em relação aos títulos por países, o Brasil chegou a 16 com a conquista do Corinthians em 2012. Mas a Argentina segue soberana na frente, com 22. O Uruguai soma oito títulos, contra três do Paraguai e dois da Colômbia. Equador e Chile têm um cada.