São Paulo - A Copa do Brasil, por ter clubes de todos os 26 Estados e do Distrito Federal, é o torneio mais democrático do país. Nesta afirmação, porém, há controvérsias. A Copa do Brasil é democrática apenas em seu início, a reta final e, principalmente, a disputa pelo título se tornam restritas aos representantes do Sul e do Sudeste. Em 2015, mais uma vez, os clubes destas duas regiões lutarão pela conquista do torneio nacional e pela vaga na Libertadores 2016.
Dos 26 títulos da Copa do Brasil, 25 ficaram com clubes do Sul e do Sudeste. São Paulo (8), Minas Gerais (5) e Rio de Janeiro (5) garantiram 18 conquistas ao Sudeste, enquanto Rio Grande do Sul (6) e Santa Catarina (1) faturaram sete títulos para o Sul.
Na última segunda-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou os confrontos e os mandos de campo das quartas de final. De um lado da chave há o confronto entre rivais do Sudeste - São Paulo x Vasco, com os cariocas decidindo em casa. Já o Santos fará o segundo duelo contra o Figueirense diante da torcida.Do outro lado da chave, mais dois confrontos entre Sul e Sudeste. O Palmeiras decidirá em casa contra o Internacional, enquanto o Grêmio terá a vantagem de atuar a segunda diante dos torcedores contra o Fluminense. Esta será a sétima vez consecutiva que um clube do Sul ou do Sudeste irá faturar o título na Copa do Brasil.
Aliás, nos últimos seis anos, só deu o pessoal do Sudeste. Atlético Mineiro (2014), Flamengo (2013), Palmeiras (2012), Vasco (2011), Santos (2010) e Corinthians (2009) foram os últimos campeões da Copa do Brasil. O Sul precisa encerrar um jejum de 14 anos. A última conquista da região foi com o Grêmio, em 2001.
Enquanto isso, só a temporada de 2008 teve um campeão de fora das regiões Sul e Sudeste. Há sete anos, o Sport superou o Corinthians e abocanhou o torneio nacional. Em apenas outras cinco oportunidades um representante de fora das regiões Sul e Sudeste chegou à final da Copa do Brasil. Os vices foram de Sport (1989), Goiás (1990), Ceará (1994), Brasiliense (2002) e Vitória (2010).
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com oito títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões com quatro títulos cada, um a mais do que Flamengo e Corinthians. O Palmeiras aparece com dois títulos. Já Atlético Mineiro - atual campeão -, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.