Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 01 de setembro de 2015 às 03:45

Copa do Brasil volta a ser democrática apenas com clubes do Sul e do Sudeste

Dos 26 títulos do torneio nacional, 25 ficaram com os representantes do Sul e do Sudeste

da Redação -

São Paulo - A Copa do Brasil, por ter clubes de todos os 26 Estados e do Distrito Federal, é o torneio mais democrático do país. Nesta afirmação, porém, há controvérsias. A Copa do Brasil é democrática apenas em seu início, a reta final e, principalmente, a disputa pelo título se tornam restritas aos representantes do Sul e do Sudeste. Em 2015, mais uma vez, os clubes destas duas regiões lutarão pela conquista do torneio nacional e pela vaga na Libertadores 2016.

Dos 26 títulos da Copa do Brasil, 25 ficaram com clubes do Sul e do Sudeste. São Paulo (8), Minas Gerais (5) e Rio de Janeiro (5) garantiram 18 conquistas ao Sudeste, enquanto Rio Grande do Sul (6) e Santa Catarina (1) faturaram sete títulos para o Sul.

Na última segunda-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou os confrontos e os mandos de campo das quartas de final. De um lado da chave há o confronto entre rivais do Sudeste - São Paulo x Vasco, com os cariocas decidindo em casa. Já o Santos fará o segundo duelo contra o Figueirense diante da torcida.

Do outro lado da chave, mais dois confrontos entre Sul e Sudeste. O Palmeiras decidirá em casa contra o Internacional, enquanto o Grêmio terá a vantagem de atuar a segunda diante dos torcedores contra o Fluminense. Esta será a sétima vez consecutiva que um clube do Sul ou do Sudeste irá faturar o título na Copa do Brasil.

Aliás, nos últimos seis anos, só deu o pessoal do Sudeste. Atlético Mineiro (2014), Flamengo (2013), Palmeiras (2012), Vasco (2011), Santos (2010) e Corinthians (2009) foram os últimos campeões da Copa do Brasil. O Sul precisa encerrar um jejum de 14 anos. A última conquista da região foi com o Grêmio, em 2001.

Enquanto isso, só a temporada de 2008 teve um campeão de fora das regiões Sul e Sudeste. Há sete anos, o Sport superou o Corinthians e abocanhou o torneio nacional. Em apenas outras cinco oportunidades um representante de fora das regiões Sul e Sudeste chegou à final da Copa do Brasil. Os vices foram de Sport (1989), Goiás (1990), Ceará (1994), Brasiliense (2002) e Vitória (2010).

 Atrás do seu primeiro título, Figueirense também poderá encerrar o jejum da região Sul na Copa do Brasil!Luiz Henrique / FigueirenseAtrás do seu primeiro título, Figueirense também poderá encerrar o jejum da região Sul na Copa do Brasil!
Recorde!
Oito clubes seguem na briga pelo título da Copa do Brasil e, consequentemente, por uma vaga na Libertadores 2016. Destes oito clubes, seis já foram campeões do torneio nacional. Segundo levantamento do Sr. Goool, esta marca iguala a temporada de 1996 como a de maior número de campeões nas quartas de final.

Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e Vasco são os campeões que continuam na briga por mais um título. Apenas Figueirense e São Paulo, entre os classificados às quartas de final, ainda não deram a volta olímpica. Dentre os campeões, o Grêmio coleciona o maior número de títulos, quatro ao todo. O último, porém, foi em 2001. Enquanto isso, o Palmeiras acumula dois. Todos os outros vencedores que seguem vivos na Copa do Brasil têm um título cada.

Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com oito títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com seis conquistas, contra cinco de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.

Em relação aos clubes, Cruzeiro e Grêmio são os maiores campeões com quatro títulos cada, um a mais do que Flamengo e Corinthians. O Palmeiras aparece com dois títulos. Já Atlético Mineiro - atual campeão -, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.