São Paulo - O charme dos Campeonatos Estaduais está nos clássicos. Mas na temporada 2013 alguns genéricos chamarão mais atenção do que os reais. É o caso do embate entre Boca Junior e River Plate. Calma! Ainda estamos falando de futebol brasileiro.
O Campeonato Sergipano será palco para este embate verde e amarelo, mas com cara de argentino. Com sede na cidade de Estância, o Boca Junior não tem a letra "s" como seu xará hermano. Já o River Plate sergipano é de Carmópolis. O confronto "argentino" no Sergipano só acontecerá na segunda fase pela quinta rodada, quando o Grupo A do Boca enfrentará o Grupo B do River.
Na falta de Bahia e Vitória, que disputarão a Copa do Nordeste, a primeira fase do Campeonato Baiano terá um Ba-Vi genérico. O Bahia de Feira ficará frente a frente com o Vitória da Conquista. O confronto está reservado para a quinta rodada, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana.O Estadual da Bahia ainda reservará um clássico "carioca". O Fluminense de Feira duelará contra o Botafogo na quarta rodada, no Estádio Pituaçu, em Salvador. Além de clássico argentino, baiano e carioca, haverá ainda a rivalidade paulista no Campeonato Potiguar. O Corintians - sem "h" - vai encarar o Palmeira - sem "s". A rivalidade será colocada a prova já na terceira rodada, no Estádio Nazarenão, em Goianinha. Há ainda outros jogos e clubes interessantes pelo Brasil.
No Campeonato Alagoano, por exemplo, Corinthians e Sport se pegarão. Já no Piauí, o confronto será "internacional". O Flamengo medirá forças com o River. O Botafogo, por sua vez, enfrentará o Cruzeiro na Paraíba. Botafogo e Cruzeiro, aliás, estão presentes no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul, respectivamente.
Há ainda um Vitória no Espírito Santo. Já o Campeonato Amazonense, além do Penarol - sem o til -, tem uma Seleção. É a Holanda que vai brigar pelo título estadual. Mas o mais curioso está na capital do país. Se o Formosa, de Goiás, não está na elite nesta temporada, o Unaí, de Minas Gerais, poderá sonhar com o título do Campeonato Brasiliense.
Até aqui, apenas os Campeonatos Alagoano, Cearense, Paraense, Paraibano e Potiguar já deram a largada.