Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 07 de setembro de 2015 às 03:03

Santa Catarina poderá ser o 4º Estado a ter dupla rebaixada na mesma edição do Brasileirão

Hoje, Avaí e Joinville estão na zona de rebaixamento da Série A e o Figueirense ainda ronda a degola

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Santa Catarina - O Estado de Santa Catarina começou em alta o Campeonato Brasileiro da Série A. Com quatro representantes, os catarinenses ultrapassaram o Rio de Janeiro (3) e só ficaram atrás de São Paulo (5). Mas a alegria acabou assim que a bola rolou. Se o Joinville já estava em situação delicada, o Avaí também se complicou. Santa Catarina, segundo levantamento do Sr. Goool, poderá se tornar o quarto Estado com dois clubes rebaixados na mesma edição da Série A ao longo dos pontos corridos.

 Avaí voltou a perder e desceu mais um degrau na zona de rebaixamento do Brasileirão!Jamira Furlani / AvaíAvaí voltou a perder e desceu mais um degrau na zona de rebaixamento do Brasileirão!
No último final de semana, o JEC até conquistou bom resultado ao empatar sem gols com o Atlético Paranaense, em Curitiba. Mas o Joinville ainda é o penúltimo colocado com 21 pontos, cinco a menos do que o primeiro rival fora da zona do descenso. O Avaí, por sua vez, não só perdeu para o Coritiba (2 a 0), como ainda viu o rival deixar a degola e empurrar o Leão um pouco mais pra baixo, na 18ª colocação com 23 pontos.

Como se tudo isso não bastasse, o Figueirense também ronda a zona do medo. Goleado pelo Cruzeiro, por 5 a 1, o Figueira parou nos 26 pontos, na 15ª posição. A Chapecoense também vem em baixa, mas ainda tem uma certa distância para a degola. A Chape aparece no 12º lugar com 29 pontos.

No passado recente...
Ao longo dos pontos corridos, o Estado de São Paulo sempre sofreu com rebaixamentos. Tendo sempre o maior número de participantes, os paulistas - na maioria das vezes - colheram descensos. Em 2006, Ponte Preta e São Caetano desceram para a Série B. Quatro anos depois foi a vez de Grêmio Prudente e Guarani morrerem abraçados. Já em 2013, a queda dupla aconteceu com Ponte Preta e Portuguesa.

Mas São Paulo não foi o único Estado que recebeu este duro golpe. Em 2009, os rivais Náutico e Sport amargam a queda lado a lado. Já na temporada passada, Bahia e Vitória foram rebaixados juntos à Série B. Aliás, nos dois últimos anos, o Brasileirão registrou quedas duplas de clubes do mesmo Estado. A bola está com Santa Catarina.

Confira as edições do Brasileirão que tiveram rebaixados dois clubes do mesmo Estado:

2006

Ponte Preta-SP e São Caetano-SP

2009

Náutico-PE e Sport-PE

2010

Grêmio Prudente-SP e Guarani-SP

2013

Ponte Preta-SP e Portuguesa-SP

2014

Bahia-BA e Vitória-BA