São Paulo - O São Caetano poderá conquistar a segunda melhor campanha da história da Série D do Campeonato Brasileiro. Já classificado, o Azulão lutará por mais uma vitória, no próximo domingo, às 18 horas, contra o Lajeadense, que também carimbou o passaporte, no Estádio Alviazul, em Lajeado, pela última rodada da fase de grupos.
Não por acaso, o clube maranhense conquistou o acesso à Série C. Aliás, o Tupi também conseguiu subir de divisão. Desde que a Série D passou a ter oito grupos na Primeira Fase, em 2011, por duas vezes, o melhor clube da fase inicial obteve acesso.
Nas outras duas oportunidades, Juventude e Rio Branco jogaram foram o bilhete premiado. O clube gaúcho fechou a Primeira Fase da Série D 2011 com 19 pontos, mas sucumbiu já nas oitavas de final diante do Mirassol. Em 2014, o Rio Branco somou 20 pontos em oito rodadas. Nas oitavas, porém, o clube acreano caiu diante da Anapolina.
Com uma vitória na última rodada, o São Caetano ainda ultrapassará outros clubes com boas campanhas na fase inicial. Em 2012, O CSA fez 20 pontos, dois a mais do que o Cianorte. Na temporada seguinte, o Tiradentes anotou 19 pontos. Já em 2014, Confiança, Londrina e Tombense conquistaram 18 pontos. Todos estes três clubes subiram para a Série C. O Tombense ainda foi campeão da Série D.