Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 14 de setembro de 2015 às 01:05

Pior ataque, pior defesa e dupla queda! Caxias e Icasa juntos na dor

Gaúchos já haviam caído no Estadual, enquanto cearenses foram degolados na Série B

da Redação -

São Paulo - Há quem diga que a melhor defesa é o ataque. E também existem pessoas que acreditam que o melhor ataque é a defesa. Bom, talvez por não utilizarem nenhuma destas táticas, Caxias e Icasa tenham se tornado os primeiros clubes rebaixados na Série C do Campeonato Brasileiro. A dupla caiu, no último domingo, na lanterna dos seus grupos.

 Do cemitério para o inferno! Caxias perdeu a cor com mais um rebaixamento na temporada 2015!Caxias / Site OficialDo cemitério para o inferno! Caxias perdeu a cor com mais um rebaixamento na temporada 2015!
O golpe é ainda mais duro na torcida grená. Acostumados a brigarem por títulos e acessos, os torcedores do Caxias passaram a conviver com as derrotas e rebaixamentos. O clube de Caxias do Sul sofreu sua segunda queda em 2015. O descenso na Série C é incontestável.

O Caxias é o único, entre os 20 clubes, que ainda não venceu após a realização de 16 das 18 rodadas da Primeira Fase - são oito empates e oito derrotas. O rebaixamento foi confirmado após o 1 a 1 diante do Londrina. O Caxias vencia até aos 49 minutos do 2º tempo. Sem falar que o clube gaúcho ostenta o pior ataque da competição - míseros dez gols. Média de 0,62 por partida.

A queda grená, porém, não foi confirmada de uma hora para a outra. Em 2014, o Caxias, aliás, escapou do rebaixamento na divisão nacional por apenas um ponto. O clube grená terminou em 8º lugar no Grupo B com 22 pontos, um a mais do que o degolado São Caetano.

Sem falar que, no primeiro semestre, Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, fundada 10 de abril de 1935, dona do título estadual de 2000, teve sentenciada sua queda no Campeonato Gaúcho. O Caxias amargou o descenso no Estadual em 5 de abril e, cinco meses depois, desceu para a última divisão nacional. A Série C ainda perde um dos seus mais fieis clubes. O Caxias estava no terceiro escalão nacional desde 2009, quando o Brasileirão passou a ter quatro divisões nacionais.

Mesma fachada...
O roteiro do Icasa é parecido, para tristeza dos torcedores do Verdão. Se o Caxias foi rebaixado na lanterna do Grupo B, o Icasa caiu na última colocação do Grupo A, após a derrota para o Águia - concorrente direto na disputa contra o descenso. O clube nordestino obteve duas vitórias, um empate e 13 derrotas.

Se o Caxias tem o pior ataque, o Icasa ostenta a defesa mais vazada da Série C. O clube do Ceará levou inacreditáveis 37 gols e marcou só 13. A cada partida, o Icasa levou, em média, 2,31 tentos. Se a queda do Caxias é decorrente do pífio desempenho no Estadual, o descenso do Icasa vem do rebaixamento da Série B.

O Verdão do Cariri, aliás, em um espaço de dois anos, despencou da Série B para a Série D do Brasileirão. Em 2014, o Icasa amargou o descenso no segundo escalão nacional com a 18ª pior campanha. O engraçado da história é que o Icasa, mesmo após este baque, realizou um bom Campeonato Cearense.

Para se ter uma ideia, o Icasa foi líder do grupo do Fortaleza na Primeira Fase. Na Segunda Fase, o Verdão do Cariri passou de fase na vice-liderança. O Icasa só seria eliminado do Estadual nas semifinais para o Fortaleza, que acabaria com o título do Cearense.

Caxias e Icasa terão mais dois jogos para cumprir tabela. Até lá, gaúchos e cearenses ganharão mais dois companheiros de rebaixamento. Nos próximos três meses, enquanto os torcedores vão chorar e protestar, os clubes terão que trabalhar, trabalhar e trabalhar.