São Paulo - Os Campeonatos Carioca e Gaúcho conhecerão os campeões do 1º Turno neste domingo. As duas finais serão em partida única. No Rio de Janeiro, por ter feito melhor campanha, o Vasco terá a vantagem do empate. Enquanto isso, o São Luiz só ganhou o direito de atuar em casa. Em caso de empate, Rubro e Internacional decidirão a Taça Piratini nos pênaltis.
Líder do Grupo A, o Vasco chegou a decisão ao eliminar o Fluminense, por 3 a 2. O clube cruzmaltino tenta dar o primeiro passo para encerrar um longo jejum. Desde 2003, o Vasco não conquista o Campeonato Carioca. O clube de São Januário soma 22 títulos, três a mais do que o Botafogo.O clube da Estrela Solitária terminou a primeira fase na segunda colocação do Grupo A e eliminou o Flamengo (2 a 0) nas semifinais. A última conquista do Fogão no Estadual do Rio de Janeiro foi na temporada de 2010.
Sul!
No Rio Grande do Sul, o São Luiz aposta no fator casa para surpreender o Inter. O Rubro está invicto no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí, com quatro vitórias e dois empates. Após se classificar na liderança do Grupo B, o São Luiz eliminou Cerâmica e Caxias no mata-mata.
Enquanto isso, o Inter assegurou a vaga na vice-liderança do Grupo B e passou pelo rival Grêmio, assim como pelo Esportivo antes de chegar à final. O desempenho do Colorado fora de casa é de dois triunfos, um empate e uma derrota.
Outros campeões...
Se Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul terão seus campeões apenas no domingo, outros Estados já consagraram os vencedores do 1º Turno. Em Santa Catarina, por exemplo, a Chapecoense garantiu o título no sistema de pontos corridos. Com a mesma fórmula de disputa, o Coritiba garantiu a taça do Paranaense.
No mata-mata tradicional, o Paysandu foi campeão em cima do rival Remo. O Santa Cruz não "só" foi campeão da Copa FNF, equivalente ao 1º Turno do Campeonato Potiguar, como garantiu presença na Copa do Brasil 2013. Já o Sergipe ficou com título da Taça Governo do Estado de Sergipe.
Outros clubes terminaram na frente e ficaram com títulos simbólicos do Estadual. São os casos do Corinthians, no Campeonato Alagoano, do Horizonte, no Cearense, do Botafogo - dono da maior série invicta do Brasil -, no Paraibano, e do Náutico, no Estadual de Pernambuco.